Caminhada com Maria 15/08/2014

Procissão homenageia padroeira de Fortaleza

A caminhada segue do Santuário de Nossa Senhora da Assunção até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, num percurso de 12,5 quilômetros. Concentração começa a partir do meio-dia de hoje
notícia 2 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18917, 'email': 'romulocosta@opovo.com.br', 'nome': 'R\xf4mulo Costa'})
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br
ETHI ARCANJO
Esta é a 12ª edição da Caminhada com Maria. Na foto, a procissão realizada no ano passado


A padroeira da Capital será homenageada hoje com procissão de 12,5 quilômetros. Essa é a 12ª edição da Caminhada com Maria, que sai do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, rumo à Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. Os organizadores esperam reunir 1,8 milhão de pessoas. Órgãos de segurança preparam operações especiais e ônibus extras serão disponibilizados para o evento.


A concentração ocorre em missa presidida pelo bispo-auxiliar Dom Vasconcelos, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ao meio-dia. Logo após, por volta das 14 horas, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, abre oficialmente a procissão, que segue com cânticos, leituras e orações do rosário.


O sistema de som é formado por oito trio elétricos que acompanham os fiéis durante todo o percurso. Elem contam ainda com dez pontos de apoio, onde têm acesso a banheiros químicos, ambulatórios e distribuição gratuita de água.


O tema deste ano é “Com Maria no Caminho da Esperança”. Um dos organizadores, padre Ivan de Souza comenta que, durante a caminhada, os fiéis ouvirão mensagens sobre o tema. “Para nós, é importante resgatar esse sentimento na vida das pessoas. Trazer esperança é resgatar vida e isso deve partir das experiências de Jesus”, afirma.


“Não é um evento só religioso. Tem também uma importância histórica, porque remonta à trajetória de Fortaleza desde a sua criação, quando uma procissão foi realizada para Nossa Senhora da Assunção”, comenta o coordenador da caminhada, Afonso Ibiapina.

Trânsito

A avenida Leste-Oeste será interditada em ambos os sentidos a partir do meio-dia pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). O impedimento ocorrerá em trecho compreendido entre a Ponte do Rio Ceará e a avenida Senador Robert Kennedy, com bloqueios ao longo das ruas Estevão de Campos, Gomes Passos, Jacinto Matos e Filomeno Gomes. Para desviar da procissão, o condutor deve seguir pelas vias Santa Elisa ou Francisco Sá.

 

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibiliza 70 ônibus extras divididos entre os terminais, a Praça da Estação e a Praça do Coração de Jesus. O reforço começa às 6 horas e segue até a meia-noite. Ao final do evento, os fiéis terão 24 carros disponíveis nas duas praças, a partir das 18 horas.


A procissão será acompanhada por 12 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento conta ainda com o apoio de 182 policiais militares, divididos em viaturas e motos, além de 22 policiais civis em regime de plantão. Aeronave com câmera dará apoio ao esquema de segurança do evento.

 

Serviço

Caminhada com Maria

Concentração: Santuário Nossa Senhora da Assunção (Avenida Dom Aloísio Lorscheider, 960 - Vila Velha)

Quando: Hoje, após missa iniciada ao meio-dia

Outras informações: 3388 8702

 

Trânsito


Das 7h à 0 hora, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai reforçar a frota com 70 ônibus exclusivos. Serão 18 no Terminal do Antônio Bezerra, 10 no Terminal da Parangaba, 2 no Terminal do Conjunto Ceará, 7 no Terminal do Siqueira, 4 no Terminal do Papicu e 2 no Terminal de Messejana. Todos farão ligação direta até o ponto inicial da procissão. A partir das 18 horas, 24 carros estarão concentrados na Praça da Estação e na Praça do Coração de Jesus para o percurso de volta. Quarenta colaboradores da Etufor devem ajudar na operação.

 

A Leste-Oeste será interditada a partir de meio-dia em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a ponte do Rio Ceará e a avenida Senador Robert Kennedy, com bloqueios ao longo das ruas Estevão de Campos, Gomes Passos, Jacinto Matos e Filomeno Gomes. A opção de desvio é seguir pelas vias Santa Elisa ou Francisco Sá.

 

Saiba mais


O evento marca ainda o início das festividades do centenário de criação da Arquidiocese de Fortaleza, que será celebrado no próximo ano. A caminhada é organizada desde 2003, como parte das comemorações aos 150 anos da Diocese do Estado do Ceará. A procissão deveria durar apenas uma edição, mas continuou.

 

A procissão passa pelas seguintes vias: Dom Aloísio Lorscheider, Benu Marcondes, Mozart Pinheiro Lucena, Desembargador Hermes Paraíba, Coronel Carvalho, Radialista José Lima Verde, ruas Estevão de Campos, Peri e finaliza pelas avenidas Leste-Oeste e Alberto Nepomuceno.

 

A orientação do arcebispo Dom José Antônio Tosi é que as paróquias celebrem missas apenas no período da manhã.

> TAGS: xx
espaço do leitor
PETRONIO SANFER 15/08/2014 13:14
É isso católicos, matem os evanjegues de inveja. Eles só tem ódio e idolatria no coração.PS: Não sou cristão.Graças ao Criador DEUS de Todo Poder. Oh glória!!!!
Observador 15/08/2014 09:08
E assim reina a idolatria...
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-18_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Página Cotidiano