LIXO 29/07/2014

Responsabilidade pelos resíduos é de quem produz

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br

O “problema” do lixo não termina quando o cidadão amarra a sacolinha e a coloca na porta de casa. Esse é somente o começo de um processo de produção – subestimado ao longo das décadas – que afeta os recursos naturais, a sociedade, o poder público, a saúde e o futuro.

 

A responsabilidade pelos resíduos sólidos é de quem produz. No entanto, essa percepção passa pela forma como a sociedade lida com os materiais que descarta – sendo a maioria passível de reutilização e reciclagem, mas que continua a ser tratada como lixo pela maioria dos cidadãos.


De acordo com a lei 12.305, a gestão e gerenciamento de recursos sólidos devem incluir a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos e disposição final adequada ambientalmente dos rejeitos.


Até mesmo o conceito do que é lixo precisa ser modificado nas relações cotidianas das cidades e das pessoas, uma vez que lixo é apenas o que não tem valor econômico.


Por esse motivo, a ampla implantação da coleta seletiva é prevista na PNRS, mas a realidade ainda é muito aquém da potencialidade de reutilização do que é produzido todos os dias.


A coleta seletiva como parte da gestão de resíduos sólidos, por exemplo, permitiria que menos materiais fossem destinados aos aterros, o que beneficiaria toda a cadeia de materiais. Nesse ponto, a inclusão dos profissionais que atuam como catadores de materiais recicláveis no processo é essencial, uma vez que eles sofrerão grandes impactos com a mudança da gestão, a extinção dos lixões e a implantação de aterros sanitários, mesmo que isso ainda demore para se tornar realidade.


Assim, para além das dificuldades e incapacidade do poder público em implantar de forma plena a coleta seletiva, a conscientização da população precisa passar por longo processo, que perpassa pela educação e educação ambiental. (Samaisa dos Anjos)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano