MANUTENÇÃO 29/07/2014

Implantação de aterros exige longo planejamento

notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br

A implantação de aterros sanitários pelos municípios brasileiros, como previsto em lei, exige um planejamento a longo prazo para que a vida útil deles seja garantida.

 

Na Região Metropolitana de Fortaleza, três aterros foram construídos pelos municípios ao longo dos anos em Horizonte, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante. Por má operação, os três viraram lixões em 2012, segundo a Secretaria das Cidades. Isso também aconteceu em Jaguaribara, Lavras da Mangabeira, Quixadá, Camocim, Paramoti, Tauá, Itapipoca e Iguatu.


Os aterros precisam de manutenção constante – o que significa investimento –, por isso, a questão precisa ser amplamente discutida sobre como viabilizar e otimizar a destinação.


Segundo Ulisses de Lavor Rolim, coordenador de Desenvolvimento Sustentável do Conpam, em países em que a questão dos resíduos sólidos já é mais avançada, até 98% dos materiais entram na cadeia de reaproveitamento e reciclagem. “Em tese, somente o rejeito iria para o aterro sanitário. Aqui a gente está muito longe disso”.


Para Aline Carvalho, professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a ação preventiva, um dos princípios da PNRS, é um ponto muito importante da gestão de resíduos sólidos por meio da redução e reutilização de materiais.


Segundo Aline, essas ações garantiriam a vida útil dos aterros, uma vez que receberiam menos resíduos e atuariam na preservação de recursos da natureza. “Esse é o ponto chave, é isso que garante sustentabilidade ao meio, é a educação ambiental como um hábito, algo imbricado no nosso dia a dia”.

espaço do leitor
Zé Bob 29/07/2014 18:45
A questão é financeira ou administrativa? Penso que seja a segunda, em função de termos uma taxa de lixo bem alta e não dispormos de uma indústria de reciclagem otimizada.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano