Aldeota 14/07/2014

Anjos para duas rodas

Projeto estimula o uso da bicicleta em quem nunca pedalou. E pede mais respeito ao ciclista fortalezense
notícia 0 comentários
HUMBERTO MOTA
Todo segundo domingo do mês, integrantes da Bike Anjo se dispõem a ensinar dicas e regras para o ciclista no trânsito
Compartilhar

As únicas pedaladas que a médica Fátima Bastos, 50, havia dado na vida tinham sido em bicicletas com rodinhas. Até ontem, 13. Foi encontrar gente disposta a ensiná-la a andar sem apoio para o desbravamento acontecer. Fátima ajustou a magrela, recebeu instruções e ganhou o pátio da Praça Luiza Távora, na Aldeota. Recebeu supervisão (e uma mãozinha dele no selim para ajudar no equilíbrio) durante quase todo o percurso.

 

Gostou tanto da experiência que pediu para entrar na fila de espera mal tendo largado o equipamento. “Tenho neto em Amsterdã e lá se anda muito de bicicleta. Quero fazer uma surpresa pra ele. Ainda não deu pra aprender, mas vou conseguir. Eu já sabia que seria difícil. Só que eles confiam tanto na gente...”


Assim como Fátima, vários outros adultos estrearam ontem sobre duas rodas graças ao trabalho de voluntariado da Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida). Todo segundo domingo do mês, integrantes da entidade se dispõem a ensinar dicas e regras de comportamento para o ciclista no trânsito. É a chamada Escola Bike Anjo (EBA), onde os voluntários são Bike Anjos.


Ontem foi a 17ª vez que a EBA aconteceu em Fortaleza. “Andar de bicicleta é pura inteligência corporal. O corpo vai se acostumando e aprende sozinho. É como caminhar. Com a prática, todos conseguem. Nossa preocupação é com a segurança do aluno. A Luiza Távora é ideal por ser grande e ter o piso liso”, explica o diretor-presidente do Ciclovida, Celso Sakuraba.


Para participar, basta chegar. “Já tivemos uma senhora de 70 anos que aprendeu a pedalar com a gente. A maior dificuldade é o medo de ficar em cima da bicicleta. E alguns adultos têm vergonha de cair. Mas, como a gente está ao lado, passa confiança. Aqui é um ambiente onde todo mundo está aprendendo. Não existe espaço pra medo”.


Espaço é algo que os cicloativistas reivindicam em Fortaleza. A capital cearense até tem uma boa quilometragem de ciclovias e ciclofaixas. Mas elas não são contínuas. E quase sempre são desrespeitadas pelos motoristas.


A formação de mais ciclistas pela EBA e a mobilização de outros grupos é uma tentativa de alertar para o fato de a bicicleta ser, sim, um meio de locomoção. “Ainda existe um estigma grande de que quem usa bicicleta é porque não tem dinheiro. Mas a bicicleta faz é a gente se sentir dentro da cidade. O que a gente está fazendo com a EBA é só o primeiro passo”, cita Celso. Na verdade, a primeira pedalada. (Bruno de Castro/brunobrito@opovo.com.br)

 

Serviço

 

Aulões da Escola Bike Anjo em Fortaleza

Quando: todo segundo domingo de cada mês

Onde: praça Luiza Távora (Avenida Santos Dumont, nº 1589, bairro Aldeota)

Entrada franca.

Outras informações: ciclovidafortaleza@gmail.com ou 9181 3887 (Celso Sakuraba, diretor-presidente do Ciclovida em Fortaleza)


Saiba mais


Os Bike Anjos nasceram em São Paulo. Hoje, são em 1.167 e estão espalhados em 206 cidades brasileiras.

 

A Escola Bike Anjo é apenas uma das atividades dos Bike Anjos e destina-se a públicos de qualquer faixa etária.

 

Os Bike Anjos também fazem percursos guiados personalizados. Se você quiser um dia testar ir de casa para o trabalho de bicicleta acompanhado de um deles, basta acessar o site www.bikeanjo.com.br, cadastrar-se e solicitar o serviço. É gratuito. O próprio site busca o Bike Anjo mais próximo do local onde você mora, aciona-o e sonda se ele pode ajudar você. Se a resposta for positiva, um encontro é agendado, ele traça o melhor itinerário e lhe acompanha da origem ao destino. Bicicleta e equipamentos de proteção, contudo, ficam por sua conta (diferente da EBA, que oferece tudo durante as orientações na Luiza Távora).

> TAGS: anjos para duas rodas
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: HTTP Error 404: Not Found

Jornal de Hoje | Página Cotidiano