Feriado mais violento do que o Carnaval, a Semana Santa (que este ano inclui o Dia de Tiradentes) registra altos índices de acidentes de trânsito, agressões físicas e homicídios. Unidades de saúde da Capital e do Interior e forças de segurança deverão executar ações de contingência a partir de hoje. No Instituto Dr José Frota (IJF), maior hospital de urgência do Estado, a expectativa é de até 250 atendimentos por dia durante o feriadão, 56% a mais do que a média normal, que é de 140 pacientes diariamente em fins de semana.
De acordo com as secretarias da Saúde do Município (SMS) e do Estado (Sesa), todas as unidades de urgência e emergência estarão funcionando normalmente. Os postos de saúde da Capital, entretanto, estarão fechados a partir de amanhã, reabrindo apenas na terça-feira (22). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará funcionando com 100% da sua capacidade. Em Fortaleza, são 18 ambulâncias básicas (com socorrista e técnico de enfermagem) e quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) - onde também há presença de médicos e enfermeiros. No Interior, o Samu contará com 83 ambulâncias básicas e 16 UTIs móveis, atendendo 81 municípios.
No IJF, desde ontem estão suspensas as cirurgias eletivas externas, com o objetivo de liberar leitos para o atendimento da demanda dos próximos dias. De acordo com o diretor de Emergência do hospital, Helder Pinto, a equipe de plantão é formada por 35 médicos.
No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), foi elaborado um plano de ação para o atendimento da emergência. O plantão dos especialistas contará com 38 profissionais por dia, entre médicos e enfermeiros, atuando diretamente no atendimento. O Centro de Imagens do hospital vai funcionar normalmente para procedimentos de urgência, como ressonâncias magnéticas e tomografias.
Samu
Será a primeira vez que o Samu Estadual fará uma operação especial para a Semana Santa, conforme o responsável pelo setor de operação do Serviço, coronel João Vasconcelos. “Esse feriado tem uma característica diferente. Ele é aparentemente tranquilo, mas é repleto de ocorrências”, afirmou. O principal reforço, conforme o coronel, será de pessoal. A previsão é de que 1.300 profissionais da saúde estejam trabalhando no feriado, sendo 36 médicos por dia.
“Haverá a cobertura inédita de Juazeiro do Norte, com cinco ambulâncias. No Carnaval, por exemplo, fizemos 3.200 ocorrências e a previsão é de que, agora, esse número aumente cerca de 20%”, explicou o coronel. Conforme ele, o setor de regulação do Estado encaminha os pacientes atendidos pelo Samu principalmente para os hospitais-polo, porém, o IJF acaba sendo o destino dos casos mais graves de trauma.
O que funciona
Bancos: fecham de sexta a segunda.
Padarias e supermercados: abrem todos os dias.
Postos de combustíveis: abrem todos os dias.
Metrô:
Linha Sul (Fortaleza – Pacatuba): das 8h às 12h (operação assistida de segunda a sexta, sem cobrança de passagem)/ Linha Oeste (Fortaleza – Caucaia): das 5h30min às 20h25min (operação comercial de segunda-feira a sábado).
Cagece: na sexta e na segunda, funcionará através de plantão, pelo telefone 0800 275 0195.
Mercado Central: fecha na sexta-feira e na segunda. No fim de semana, funciona normalmente.
Justiça Federal: fecha de quarta a segunda-feira.
Tribunal de Justiça: fecha de quinta a segunda-feira.
Escolas e universidades: recesso de quinta a segunda.
Hemoce: de sexta a segunda, funciona apenas o posto de coleta no IJF, de 13h às 17h30min.
Shoppings
As lojas nos shoppings fecham na sexta-feira e na segunda-feira.
Serviço
Para doar sangue:
Hoje: Hemoce funciona das 7h30min às 18h30min. Posto de coleta na Praça do Ferreira funciona até o meio-dia.De amanhã até segunda: Posto de coleta no IJF funcionará das 13h às 17h30min.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano