[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Passageiros reclamam de nova estação da Linha Oeste do Metrofor | O POVO
Metrofor 14/01/2014

Passageiros reclamam de nova estação da Linha Oeste do Metrofor

No primeiro dia de funcionamento da nova estação, usuários reclamaram da distância entre o local e a área comercial do Centro. Eles temem ainda pelo vazio e a falta de segurança do entorno do local
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18917, 'email': 'romulocosta@opovo.com.br', 'nome': 'R\xf4mulo Costa'}
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br
FOTO: EVILÁZIO BEZERRA
A estação João Felipe foi desativada porque túneis da Linha Leste do metrô passarão sob os trilhos do prédio
Compartilhar

 

Com a estação João Felipe desativada desde o último sábado, 11, os usuários dos trens da Linha Oeste, que ligam Caucaia à Fortaleza, começaram ontem a embarcar e desembarcar em uma nova estação, próxima à rua Padre Mororó, no Centro. No primeiro dia de funcionamento, as pessoas reclamavam da distância entre o lugar e a região comercial, além da falta de segurança no entorno. Por dia, cerca de 3.400 passageiros serão afetados pela mudança.


O técnico judiciário Edilson Pires, 49, trabalha no Centro e já estava acostumado com os horários da antiga estação. Agora, terá de readequar a rotina. “Vou ficar atento ao tempo de caminhada até chegar ao trabalho senão perco o trem”.


Já a atendente Rosângela Araújo, 34, percorre o caminho inverso. Para ela, a estação era mais perto das lojas do Centro e, de lá, havia mais opções de ônibus. “Temos que andar muito para chegar até aqui. E é um caminho muito perigoso, quase não tem ninguém na rua”, teme.


O vazio das ruas também causa medo no cobrador de ônibus Jarbas Nogueira, 31. Ele afirma que, para chegar à plataforma, passa por vários galpões abandonados, o que aumenta a sensação de insegurança. Na manhã de ontem, uma viatura da Segurança Metroviária e três agentes motorizados da Polícia Militar estavam no local. “Hoje vi policiamento, mas vai ficar sempre assim ou vai ser apenas nos primeiros dias?”, questionou o cobrador.


Para o serviços gerais Francisco Florêncio Filho, 66, a nova estação trouxe benefícios. Ele trabalha há 20 anos no cemitério São João Batista, a um quarteirão do novo local de desembarque. “Eu descia na Praça da Estação e vinha andando até aqui. Agora melhorou, porque saio na porta do trabalho”, comemorou.


Segundo a comerciante Berenice Lima, 48, o local é considerado perigoso apenas por quem não conhece a região. Ela mora na rua em frente à nova estação desde a infância. “Aqui é muito tranquilo. Ficamos na calçada até o começo da madrugada sem nenhum problema. Quando eles (passageiros) conhecerem o pedaço, vão ficar mais calmos”, garante.

 

Falta de estrutura

Os usuários apontam ainda problemas na estrutura da passarela que dá acesso à nova estação. Segundo eles, o local é estreito para o fluxo de pessoas e a estrutura não teria passado por reformas. O POVO constatou que a passarela está enferrujada em alguns pontos e apresenta buracos nas grades.


Segundo a assessoria de comunicação do Metrô de Fortaleza (Metrofor), a companhia realiza pequenas reformas no local para melhorar os serviços. O órgão afirma que estuda a substituição das atuais catracas por um “sistema que facilite o acesso à plataforma”.


Sobre a segurança, a assessoria garante que foi solicitado que a Polícia Militar reforce a presença de agentes na parte externa da estação para auxiliar os guardas da Segurança Metroviária.

 

Saiba mais


A estação João Felipe foi desativada no último sábado, 11, porque túneis da futura Linha Leste do metrô (Centro-Edson Queiroz) passarão por baixo dos trilhos do prédio. As máquinas tuneladoras escavarão a terra a partir do local.

 

Segundo o Metrofor, a área de onde as tuneladoras partirão passará pelos trilhos que dão acesso à estação.

 

O prédio está tombado desde 1983.

 

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) prevê instalar um equipamento de cultura e lazer no prédio. 

Compartilhar

Veja também

Diferença
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano