[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Centro de Turismo reúne artesanato e história de Fortaleza | O POVO
Emcetur 12/01/2014

Centro de Turismo reúne artesanato e história de Fortaleza

{'grupo': '', 'id_autor': 18859, 'email': 'rachelgomes@opovo.com.br', 'nome': 'Rachel Gomes'}
Rachel Gomes rachelgomes@opovo.com.br
Compartilhar


Neste início de janeiro, época de férias e alta estação, cerca de 500 a 700 turistas visitam diariamente o Centro de Turismo do Ceará (Emcetur) para fazer compras, conhecer a história do local e, consequentemente, levar um pouquinho da nossa cultura para seus respectivos destinos. De início, ao entrar no centro, o turista pode comprar e, se quiser, degustar, o famoso licor de jenipapo, exclusividade da banquinha do Flávio, especialista em castanhas, rapaduras e doces em geral. O dono do comércio, que deu nome à banca, trabalha no local há 25 anos. “Quem vem aqui, vem procurando conhecer a nossa cultura e história”, afirma.


O Centro dispõe de três áreas compostas pelos 105 quiosques de artesanato local, além de oferecer aos clientes bancas de venda de água, refrigerante, água de coco e os refrescos produzidos das frutas regionais. Também são disponibilizados caixas eletrônicos e banheiros aos visitantes. O Museu de Arte e Cultura Populares está fechado para reforma, de acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur).


Arte e Regionalismo

Percorrendo o interior do prédio onde já funcionou a antiga Cadeia Pública de Fortaleza, a presença da rendeira Dona Rosa, sentada e concentrada na sua tradicional renda de bilrros, e do artista que desenha bonitas imagens com areia colorida, chama atenção e incita a curiosidade dos turistas. Ivanaldo Bezerra, do Rio Grande do Norte, olhava atento, esperando levar pra casa uma garrafa com desenho de uma praia tropical contendo o nome da esposa. “A gente sempre via na televisão sobre essa arte e ficávamos curiosos. Agora fizemos questão de levar e mostrar para o resto da família”.

 

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Comerciantes do Centro de Turismo (Acentur), Luiz Carlos Bezerra, no período das férias, o Centro chega a receber, por dia, cerca de 20 ônibus de turismo de todas as agências filiadas. Segundo ele, o diferencial do equipamento é a diversidade e o conteúdo histórico. “Nós oferecemos artigos variados, além de estarmos em um prédio histórico da cidade”. Luiz Carlos afirma que o prédio vai receber, nos próximos meses, pintura completa e um novo restaurante com comidas regionais.

 

SERVIÇO

 

Centro de Turismo do Ceará (Emcetur)


Onde: rua Senador Pompeu, 350, Centro.


Site: emcetur.com.br


Telefone: (85) 3101 5508


 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Página Cotidiano