[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cuidados podem reduzir em até 95% casos de afogamento em piscinas | O POVO
Piscinas 11/01/2014

Cuidados podem reduzir em até 95% casos de afogamento em piscinas

Ausência de regulamentação e ignorância quanto às normas de bom uso de piscinas podem transformar o local de lazer em espaço de perigo. O POVO separou algumas dicas para garantir a segurança da sua família
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16652, 'email': 'samaisa@opovo.com.br', 'nome': 'Samaisa dos Anjos'}
Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br
Compartilhar

 

Local de lazer querido por muitas crianças, as piscinas podem representar risco para a saúde e o bem-estar se não houver cuidado com instalação, manutenção e uso. E a falta de legislação sobre o assunto cria uma lacuna na execução dos projetos das piscinas e na forma como a segurança nesses locais é tratada pelos responsáveis.


Sem garantias formais de segurança, afogamentos acontecem, principalmente, com crianças, como nos três casos ocorridos nos primeiros dias do ano. Crianças de 11, 8 e 2 anos foram vítimas de afogamentos em piscinas nos estados do Espírito Santo, de Minas Gerais e no Distrito Federal, respectivamente, e a sucção irregular dos equipamentos é apontada como causa dos acidentes.


Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o afogamento em piscinas é a segunda causa de mortes de crianças na faixa etária de 1 a 9 anos no País.


O diretor médico da Sobrasa, David Szpilman, explica que cuidados simples podem reduzir em até 95% os casos de afogamento nesses locais (leia quadro abaixo). O desafio é fazer com que as famílias entendam que o cuidado ininterrupto e a exigência de itens de segurança não podem ser ignorados.

Falta lei e respeito


Apesar de não haver leis sobre itens de segurança na construção e manutenção das piscinas, a legislação obriga ter um profissional salva-vidas nesses ambientes. No Ceará, uma lei estadual de 2004 aponta a obrigatoriedade da presença de guarda-vidas nas áreas de lazer públicas e privadas que deem acesso a piscinas, cachoeiras, lagoas, açudes. No entanto, o poder público não fiscaliza.


Segundo o tenente-coronel Ricardo Rodrigues, do Corpo de Bombeiros do Ceará, não existe um órgão específico de fiscalização para esse ponto, mas a lei precisa ser cumprida. Nos locais privados, o proprietário é o responsável por contratar o salva-vidas.

 

Normas não seguidas


Apesar de ainda não existir lei federal que regulamente as piscinas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui um conjunto de normas sobre os equipamentos que abordam desde projeto e execução, até aspectos como segurança, higiene e sistema de tratamento. São medidas que poderiam evitar acidentes se fossem seguidas.


O diretor-técnico da ABNT, Eugenio Guilherme Tolstoy, ressalta que as normas são voluntárias e quem deveria obrigar as pessoas a segui-las é o poder público. “A ABNT aconselha a melhor forma de fazer”, pontua. As normas são revisitadas a cada cinco anos.

 

Serviço

Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático

Mais informações e dicas sobre segurança em piscinas

Site: www.sobrasa.org

 

Saiba mais


Piscinas dos clubes de Fortaleza


Ideal Clube

O clube tem piscina social, infantil e uma olímpica, usada para treinos e a única cercada por uma grade. Há presença de salva-vidas na piscina social de terça-feira a domingo.

 

Náutico Atlético Cearense

O clube possui piscina de treinamento, parque aquático, piscina social e infantil. O profissional salva-vidas só está no clube em alguns dias da semana, como aos fins de semana. O clube informou que o profissional responsável pela manutenção da piscina também fica atento ao que acontece com os usuários no local.

 

Clube dos Diários

O local possui quatro piscinas e dois funcionários atuam no apoio aos equipamentos, sendo um no tobogã e outro nas piscinas. 

 

BNB Clube

O clube possui duas sedes, uma na Praia do Futuro e outra no bairro Aldeota. A sede praia possui quatro piscinas e, em cada uma, dois salva-vidas. A piscina maior tem quatro salva-vidas, segundo o clube. Na sede Aldeota, são três piscinas com dois salva-vidas em cada. O clube também indicou que todos os equipamentos de sucção possuem telas de proteção.

 

Números


O afogamento aquático vitima milhares de pessoas por ano no Brasil.

 

Os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, indicam a quantidade de mortes por essa causa, seja em piscinas, rios, açudes, mar, tanques, etc. Os números mais recentes se referem a 2011:

 

2011: 5.548 mortes

2010: 5.434 mortes

2009: 6.111 mortes

2008: 5.692 mortes

FONTE: Ministério da Saúde

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano