[an error occurred while processing this directive] Dona do site Cachorro Verde detalha conceitos da alimentação natural | O POVO
Alimentação 02/10/2016

Dona do site Cachorro Verde detalha conceitos da alimentação natural

Responsável pela difusão de conceitos da alimentação natural para animais, a médica veterinária nutróloga Sylvia Angélico defende a importância da comida saudável diversa para a saúde e a longevidade dos bichos
notícia 0 comentários
DIVULGAÇÃO
Sylvia Angélico criou o site Cachorro Verde, que reúne informações sobre a alimentação natural


Referência na difusão dos conceitos da alimentação natural (AN) para cães e gatos desde que criou o site Cachorro Verde, em 2008, a médica veterinária nutróloga Sylvia Angélico desenvolveu o interesse pela comida livre de ração ao conhecer o método Barf. A sigla em inglês indica Comida Crua Biologicamente Adequada. Em entrevista ao O POVO por e-mail, Sylvia detalhou alguns dos principais conceitos da AN. (Domitila Andrade)


O POVO - Por que optar por alimentação natural em substituição à ração?

Syvia Angélico - Porque é mais saudável. Ração é um alimento, sobretudo, prático. É perfeita para quem não tem tempo ou vontade de assumir o preparo da comida do pet. Mas grande parte das rações convencionais é feita de ingredientes de baixa qualidade, como farinhas de subprodutos de carne (no lugar de carne fresca), sal refinado, óleo de soja refinado, grande quantidade de farinhas de derivados de milho e soja transgênicos, além de conservantes sintéticos controversos, como BHA e BHT. Na alimentação natural, podemos incluir com regularidade alimentos com incrível densidade nutricional, como ovos frescos, vísceras, sardinha, folhas verde-escuras, alimentos fermentados, ervas. Sem contar o prazer com que eles comem.

 

OP - O que o uso continuado de ração pode causar no bicho?

Sylvia - Tenho visto cada vez mais estudos validando aquilo que os adeptos de AN estão cansados de saber e observar. Um levantamento francês sobre longevidade canina verificou que cães alimentados com dieta caseira variada vivem, em média, 36 meses a mais que os cachorros alimentados exclusivamente com ração processada. Certamente não seria justo jogar a culpa de tudo o que vemos de ruim na saúde dos cães em cima das rações convencionais. Mas o ato de comer é algo que todo cão faz em média duas vezes ao dia. A qualidade básica dos ingredientes, a proporção dos macronutrientes e a presença de contaminantes em uma dieta podem — das duas uma — promover saúde ou fragilizá-la.

OP - Existem restrições à AN?

Sylvia – O atendimento de um animal passa pela análise da raça, idade, grau de atividade física, histórico de saúde, sintomas, tratamentos, peso e até preferências gustativas para se elaborar um plano dietético personalizado. Quando se trata de um animalzinho que sofre de alguma doença crônica ou que apresenta sintomas de algum problema de saúde, não recomendamos seguir as formulações do site e sim procurar ajuda de um veterinário nutrólogo para elaborar uma dieta especial. Em todas as situações em que seria recomendada uma ração especial também recomendamos que seja adotada uma dieta caseira especial, formulada e acompanhada por um especialista.

OP - Quais são as principais dicas para quem quer introduzir a AN na rotina dos bichos?

Sylvia - No início, é normal a gente ficar com aquela sensação de ter dado um passo maior que a perna, de “AN não é pra mim”. Mas é só uma questão de se organizar e insistir que a montagem das porções vai fluindo melhor e mais rapidamente a cada novo preparo. Minhas dicas: considere comprar um freezer para estocar o máximo possível de refeições. Outra dica importante é contar com ajuda: enquanto um coloca em saquinhos carnes, ossos e vísceras nas quantidades certas, o ajudante pode ir processando os vegetais e transportando para o freezer as porções já prontas.

OP - Quais alimentos se adaptam melhor ao paladar do bicho?

Sylvia - Carne bovina magra (músculo, coxão mole), um pouquinho de fígado de boi, mandioquinha, batata-doce, cenoura, vagem, chuchu e abobrinha são bem aceitos pela maioria dos cães saudáveis. A partir daí pode-se experimentar incluir regularmente ovos, outros tipos de vísceras, sardinha, folhas verde escuras, ervas e carnes magras de outras espécies de animais. Diversidade é a chave para termos uma dieta sempre estimulante e que forneça uma gama adequada de nutrientes diferentes com menor risco de acúmulo de elementos prejudiciais. Além de, claro, seguir corretamente as orientações com relação às quantidades e proporções.

 

MITOS DA AN


Não é possível nutrição balanceada com AN

Ração seca não tem nem 100 anos de existência e a humanidade cria cães há pelo menos 15 mil anos. Ou seja: os animais se reproduziram e desempenharam tarefas como guarda de rebanho comendo os mesmos alimentos naturais que nós consumíamos.

Bicho não pode comer osso

Ossos são seguros para ingestão contanto que sempre estejam crus e tenham um tamanho compatível com a anatomia facial e a força de mastigação do cão. Quando submetidos a cozimento, ossos se tornam muito difíceis de digerir e podem causar perfuração intestinal ou obstrução.

Não pode dar fruta cítrica

Frutas cítricas não fazem mal. O que pouca gente sabe é que o estômago canino é uma câmara potente, com pH de 1.5 (extremamente ácido). 

 

Depois da AN, o cão não aceita mais ração

Se você estiver num aperto e precisar oferecer ração, ele receberá os grãozinhos com uma gula sem igual. Os cães adoram novidade na dieta.

AN é dar resto de comida

Não. Resto da comida representa uma nutrição desequilibrada e pode conduzir a problemas de saúde gravíssimos por deficiência e até por excesso de alguns nutrientes.

FONTE: veterinária Sylvia Angélico

 

SERVIÇO


Saiba mais sobre AN:


www.cachorroverde.com.br

www.caolinaria.com


Facebook e Instagram sobre comida natural em Fortaleza:


facebook.com/quitandadopet e @quitandadopet


facebook.com/natupetgourmet e @natupet_alimentacaonatural

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>