03/04/2016

A alta incidência solar no Ceará e o câncer de boca

notícia 0 comentários

Fatores externos também estar associados a problemas na saúde oral. De acordo com Mário Rogério, professor de Patologia Bucal da UFC, o câncer de boca pode ser dividido em dois tipos: intraoral e de lábio inferior. O primeiro caso está relacionado a hábitos como o tabaco e o álcool. “São hábitos que andam muito casados. O álcool potencializa o efeito do fumo, deixando a mucosa mais permeável aos agentes carcinógenos”, explica o professor.

Já no caso do câncer de lábio inferior, a exposição à radiação solar sem proteção é considerada o principal fator causador. De acordo com Mário Rogério, o Ceará é um estado com alta incidência desse tipo de câncer no Brasil.


“Muito se fala em protetor para a pele, mas ninguém pensa no lábio. É uma doença muito comum em pessoas que ficam muito expostas ao sol como pescadores, surfistas. Nosso estado tem uma incidência solar o ano inteiro e muito forte. Temos muitos casos de câncer de lábio e de lesão potencialmente maligna do lábio inferior, doença que não é câncer, mas que pode chegar a ser”, complementa Mário Rogério.


Em ambos os tipos de câncer de boca, o diagnóstico precoce nos primeiros estágios da doença é fundamental para um bom prognóstico e tratamento. “Qualquer cirurgião-dentista pode fazer esse exame e detectar essas lesões potencialmente malignas. Geralmente elas surgem como placas brancas, vermelhas. Isso associado a um exame histopatológico confirma essa lesão potencialmente maligna”, finaliza Mário. (João Marcelo Sena)



espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>