03/04/2016

Pacientes que exigem atenção diferenciada em saúde bucal

notícia 0 comentários
Laboratório de Patologia Bucal da UFC atende pacientes especiais

Além das doenças que podem ser causadas ou agravadas em razão de uma má saúde bucal, outras condições especiais demandam atenção de pacientes e profissionais de Odontologia. Professora de Patologia Bucal em pacientes especiais da UFC, Ana Paula Negreiros explica que pessoas com Síndrome de Down são exemplos dos que necessitam de acompanhamento odontológico

mais apurado.


“Pacientes com Síndrome de Down têm maior tendência em apresentar doença periodontal. Esse pacientes têm maior deficiência em responder ao processo inflamatório e são frequentes os casos de gengivorragia. Além disso, eles estão sujeitos a algumas anomalias cardíacas que têm relação com a cavidade oral”, explica Ana Paula.


Cerca de 197 pacientes com Síndrome de Down são acompanhados no Laboratório de Patologia Bucal da UFC. Esses atendimentos são uma parceria da universidade com a Associação Pestalozzi em um projeto chamado Dr. Sorriso, que existe desde 2012.


Gengivorragias e Periodontites são preocupações que pacientes diabéticos também devem ter. Esses problemas podem ser causados em situações de “diabetes descompensada”, na qual os níveis glicêmicos estão muito acima do normal. Além disso, o caminho inverso também é verdadeiro, isto é, doenças periodontais dificultam o controle glicêmico do paciente diabético, que apresenta com frequência a halitose (mau hálito)característica.


“Se o paciente apresenta um grau elevado de halitose ácida, pode ser um indicativo de doença periodontal e de que este paciente pode estar com diabetes”, alerta Ana Paula. (João Marcelo Sena)


espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>