[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sexo com proteção é essencial | O POVO
A NOVA TERCEIRA IDADE 06/09/2015

Sexo com proteção é essencial

Somente em Fortaleza, número de idosos soropositivos passou de 14 para 35 de 2008 até 2014. É fundamental conscientizá-los sobre uso de preservativos
notícia 0 comentários
Compartilhar

A contaminação pelo vírus HIV no Brasil se estabilizou em 2009, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde. Com isso, foram dadas prioridades para outros diversos públicos com mais possibilidade de ser exposto à doença: jovens heterossexuais, homossexuais, bissexuais, travestis, transgêneros. Em Fortaleza, entretanto, aconteceu o inverso: houve crescimento de 60% do número de idosos soropositivos entre 2009 (13) e 2014 (35).

Sérgio Gomes, titular da Coordenadoria do Idoso de Fortaleza, aponta que os números na Capital são um desafio. Ligada à pasta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a coordenadoria, segundo o coordenador, tem o desafio de reverter a situação e se igualar à marca nacional. “Os idosos são um público a quem não foi dada a devida atenção para a questão da sexualidade. Com o aumento da longevidade e a descoberta de medicamentos e pesquisas no combate à disfunção erétil, houve também um aumento da virilidade”, avalia.


Uso de preservativos

É necessário e urgente, segundo Gomes, focar os próximos trabalhos de incentivo ao uso de preservativos neste público. “O objetivo não pode ficar somente contra o HIV, mas deve ser também para combater as outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a sífilis e a gonorreia”, determina ele, acrescentando que existe massificada uma falsa visão de proteção para as pessoas com mais de 60 anos. “Acontece que todo mundo está sujeito às doenças. A aids não escolhe a idade”, afirma.

A campanha do Ministério da Saúde, em 2008, esclarecia a razão para a incidência de aids praticamente ter dobrado em dez anos (de 7,5% em 1996 para 15,7% em 2006 das pessoas com mais de cinco décadas). Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas acima de 50 anos de idade têm uma vida sexualmente ativa e o uso do preservativo não era difundido: apenas 22,3% delas declararam ter usado preservativos na última relação sexual. Já a população de 15 a 24 anos, 57,3% disse ter usado camisinha na última relação. (Angélica Feitosa)

SAIBA MAIS


A primeira droga para tratamento de libido baixa em mulheres teve investimento de 1 bilhão de dólares.A pílula rosa para a libido feminina, Addyi, foi aprovada na último dia 18 pela agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).


A droga é indicada para mulheres que ainda não chegaram à menopausa e teve aprovação rejeitada duas vezes no passado devido a preocupações sobre sua efetividade e efeitos colaterais.


A Addyi, popularmente conhecida como Viagra feminino, carrega um alerta forte de seu potencial risco de quedas de pressão e desmaios, especialmente quando ingerida com álcool, o que criou dúvidas sobre suas perspectivas comerciais.

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>