[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Radiação nuclear para limpar alimentos ou exterminar pragas | O POVO
02/08/2015

Radiação nuclear para limpar alimentos ou exterminar pragas

notícia 0 comentários
Compartilhar

O traçador radioativo pode ainda ter outras funções, além da Medicina. O doutor em Engenharia Nuclear e professor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN/USP), João Manoel Losada Moreira, explica que a radiação pode também monitorar o curso de águas subterrâneas. “Se coloca um pouquinho de material em um corpo aquático e pode acompanhá-lo por onde passa”, detalha. E, assim como no corpo humano, não há perigo de radiação além do necessário. “Hoje a meia-vida da radiação é de três dias, em dez dias não se tem praticamente mais nada”, acrescenta.

 

Na agricultura, há três tipos de usos até então desconhecidos para muitos. Um é a radiação de frutas e legumes, técnica já utilizada em muitos países. “Os alimentos passam em uma esteira que recebe radiação, isso mata as pragas, bactérias, fungos e micróbios, e aumentam a longevidade”, afirma João Manoel. Conforme ele, Cobalto e Césio são os elementos geralmente usados para este processo. É importante ressaltar que o processo não contamina os alimentos nem os torna radioativos.


Para descobrir substâncias farmacêuticas em algumas plantas, a técnica do traçador linear também é utilizada. “Nós podemos construir moléculas que sejam marcadas com determinados isótopos, dar para a planta e então entendermos o metabolismo dela”, complementou o professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Hudson Wallace Pereira de Carvalho.


Mas e sobre controlar pragas a partir da radiação gama? Muitas vezes, utilizar compostos químicos no campo pode ser ambientalmente incorreto, além de caro. Moscas, por exemplo, se fossem criadas para não serem férteis, seria possível reduzir a proliferação de pragas. “Irradia-se os ovos, com gama, e elas vão se tornar inférteis. Nós liberamos essas moscas no campo, elas vão copular, competir, mas não vão gerar descendentes. E a partir de um certo tempo a população de praga cai”. (Sara Oliveira)


Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>