[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cães ajudam na socialização de crianças autistas | O POVO
26/07/2015

Cães ajudam na socialização de crianças autistas

notícia 0 comentários
Compartilhar

Se para idosas, os cães podem ajudar na autoestima, para algumas crianças essa interação com animais pode fornecer o aparato necessário para a comunicação com o mundo. Crianças que se encaixam em alguma gradação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldade de comunicação, de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Essas características podem vir juntas ou isoladas e, de acordo com a neuropsicóloga especialista em TEA, Varienka Bulcão, muitas dessas crianças podem apresentar um hiperfoco que, não raramente, se manifesta em relação aos animais.

 

Trabalhando em parceria há cerca de um ano com a terapeuta Narriman Borges, a psicóloga diz ter encontrado na cinoterapia, a terapia assistida por cães, boas respostas. “Já que crianças apresentam este interesse muito focado nos animais, utilizamos o cachorro para trabalhar a socialização dela”, comenta. Ela explica que como o animal reage, devolve o carinho, responde aos estímulos, ao toque e ao olhar, é possível desenvolver no autista a habilidade empática, que é deficitária em sua natureza.


Outro benefício trazido pela convivência com o animal é fazer com que o autista aumente, com a mediação do cão, o vínculo com o profissional terapeuta. De acordo com a neuropsicóloga, isso auxilia em todas as outras etapas do tratamento. “Você não conseguiria a atenção da criança de outra forma. E suprindo essa relação dela com o seu hiperfoco, o animal, ela se abre ao aprendizado. Assim, conseguimos ter um manejo melhor da ansiedade; se ela for uma criança vocalizada, ela aumenta a comunicação, motivando as conversas e as relações interpessoais; e, por conta do toque no cão, ajuda na percepção do outro e a ter autocontrole”, enumera.


Narriman salienta, porém, que a indicação de ter um cão em casa deve ser acompanhada de um treinamento do bicho, uma vez que o cão terapeuta passa por um processo de dessensibilização para agir e reagir de forma adequada ao contato com as crianças.
(Domitila Andrade)



Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>