[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O traço em Fortaleza | Oscar Niemeyer | O POVO Online
OSCAR NIEMEYER 06/12/2012

O traço em Fortaleza

"A casa à beira-mar onde hoje funciona um hotel, o prédio que é sede de uma emissora de tv, e o projeto de um museu que não saiu do papel, são o legado de oscar niemeyer em solo cearense"
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16407, 'email': 'andrebloc@opovo.com.br', 'nome': 'Andr\xe9 Bloc '}
André Bloc andrebloc@opovo.com.br
FOTO ANDRÉ SALGADO
Na foto maior, o edifício projetado por Niemeyer que já sediou a TV Manchete e agora é a Rede TV!. Acima, a placa indica a casa desenhada pelo arquiteto e hoje é um hotel. Foi seu 1º projeto no Nordeste
Compartilhar

Por mais que, em geral, sejam as grandes obras aquelas que mais marcam a memória e o cenário de uma cidade, um artista como Oscar Niemeyer consegue deixar marcas em nosso imaginário mesmo com projetos inacabados, destruídos ou até não levados adiante. Em Fortaleza, dois prédios têm a assinatura do mais famoso arquiteto do Brasil.

 

Um terceiro projeto, porém, mesmo com a assinatura de Niemeyer, não saiu do papel. Em 2003, o então governador Lúcio Alcântara iniciou as conversas sobre um museu em homenagem ao homem nordestino. José Carlos Sussekind, engenheiro calculista de Niemeyer, porém, teria sobrevoado Fortaleza e visto o espaço do aterro da praia de Iracema, visualizando a possibilidade de um museu que contasse a relação do cearense com o mar. O projeto do Museu do Mar foi passado para o Governo do Estado em 2004 e, de lá para cá, só fez mudar de mãos e não saiu do papel.


Em 2009, a prefeita Luizianne Lins não concedeu a carta de anuência, licença urbanística necessária para instalação do equipamento. A Prefeitura defendia a construção do museu no Pirambu. Já os técnicos do Governo Cid defendiam a construção no centro turístico da Capital. Segundo o ex-governador Lúcio Alcântara, o projeto era considerado o melhor trabalho recente do arquiteto pelo próprio Niemeyer.


Bem antes do impasse sobre o Museu do Mar, o primeiro grande projeto de Niemeyer foi construído no Nordeste em 1942. Apesar de priorizar projetos arquitetônicos mais robustos, o arquiteto carioca projetou a casa cearense do industrial da cera de carnaúba e filantropo norte-americano Herbert Fisk Johnson Jr. na avenida Beira Mar. De acordo com o arquiteto Romeu Duarte (UFC), em entrevista à coluna Vertical S/A, de O POVO, “era uma casa típica da primeira fase do Niemeyer: prismática, levantada sobre pilotis e com uma rampa interna que interligava todos os três níveis. Havia também uma piscina no térreo, estreita e extensa. Implantada sobre uma elevação do terreno, postava-se sobranceira sobre o mar”.


Hoje, quem quiser ver o desenho original da residência vai ter de recorrer a fotos ou caçar seus traços entre a arquitetura do hotel Mareiro. Na Beira Mar, esquina com a rua Tibúrcio Cavalcante. Desde a fundação do hotel - primeiramente conhecido como Novotel, depois Olympo Praia, hoje Mareiro -, sua arquitetura foi sendo erguida sobre os restos da casa. Aos poucos, com as pequenas demolições e o soerguimento do prédio, esse legado de Herbert Johnson no Ceará sumiu. Outro destaque da casa é ser o primeiro projeto de Niemeyer para o Nordeste. Vale lembrar que a antiga mansão do empresário em Wisconsin (EUA) até hoje está de pé, sendo internacionalmente conhecida como Wingspread, projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright.


O que resta de Niemeyer aos cearenses? No pacotão encomendado pelo empresário Adolpho Bloch, dono do antigo “império” Manchete, nos anos 1980, estava o pouco usual prédio erguido no coração do bairro Dionísio Torres. Hoje, abriga a Rede TV!, sucessora às concessões de TV da Manchete. O imóvel mantém-se ativo. Nos anais das obras de Niemeyer, apenas são citados esses dois primeiros projetos construídos em Fortaleza. Entretanto, em 2006, um monumento em homenagem à coluna Prestes assinado por Niemeyer foi inaugurado em Crateús.

 

SAIBA MAIS

O projeto do Museu do Mar pode ser visto online no link (http://bit.ly/WKmKPX), em que é apresentada uma maquete da obra.

> TAGS: x
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-13_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima