[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Para morrer de rir | Buchicho | O POVO Online
PÉ NA COVA 23/01/2013

Para morrer de rir

Uma comédia que usa a morte para criticar a educação brasileira
Seriado tem Miguel Falabella e Marília Pêra no elenco
Compartilhar

Aos 56 anos, Miguel Falabella começa a pensar em quanto tempo de vida ainda tem para fazer as coisas que deseja. E é nesse clima que o autor escreve os 24 episódios de Pé na Cova, série que a Globo estreia amanhã, na faixa das 23 horas. Tendo a morte como pano de fundo – boa parte da ação se passa em uma funerária –, o programa explora a dura realidade de uma família de classe média baixa do subúrbio carioca, encabeçada pelo pobretão e ignorante Ruço – talvez o último personagem de Miguel na televisão. “Não digo que dessa água não beberei, porque pode aparecer um trabalho irrecusável. Mas quero escrever mais e tirar meu time de campo quietinho. No teatro, sim, vou morrer atuando”, justifica.

 

A ação se desenrola a partir da família de Ruço e seu estabelecimento comercial, a F.U.I., Funerária Unidos do Irajá, que herdou de seus antepassados. Mas, sendo um negócio antigo e mal administrado, não consegue sustentar a casa só com isso. Sobra para a filha Odete Roitman – uma homenagem à célebre vilã de Beatriz Segall em Vale Tudo –, vivida por Luma Costa, tirar a roupa na Internet para conseguir uns trocados e ajudar no sustento da família. “Nosso pano de fundo, na verdade, é a grande tragédia da educação nacional. O Brasil precisa de uma reforma violenta nessa área ou sabe Deus o que acontecerá”, critica Miguel, que criou uma espécie de A Grande Família – seriado que, curiosamente, antecederá Pé na Cova – degenarada e sem moral ou ética.


Como em tudo que Miguel faz, o exagero é constante. Odete, a “stripper” virtual, namora Tamanco, mecânica vivida pela cantora Mart’nália. “A relação é tratada de uma forma natural. Por ser uma série de humor e assinada pelo Falabella, é claro que a polêmica se suaviza”, diz Luma. Darlene, maquiadora de defuntos vivida por Marília Pêra, é outro papel mostrado em tons acima. Mas não só no que diz respeito ao humor. Parece ser ela a figura que carrega um pouco do drama que também será explorado na produção. Alcoólatra, a personagem é a ex-mulher de Ruço e mãe de seus dois filhos, Odete e Alessanderson, vivido por Daniel Torres. “Darlene é uma mulher louca, quase sempre embriagada, mas que tem uma função bonita naquele lugar: é quem embeleza essa ‘passagem’”, diz Marília. Para ambientar a série, a diretora Cininha de Paula foi buscar em Irajá as referências necessárias.(Do PopTevê)

 

Quem é quem

 

Ruço (Miguel Falabella) – Patriarca da família, tenta levantar a funerária que herdou, sem conseguir se sustentar.

 

Darlene (Marília Pêra) – Alccoólatra, é maquiadora dos cadáveres e ex-mulher de Ruço.

 

Odete Roitman (Luma Costa) – Filha de Ruço e Darlene, vive afrontando o pai. Começou tatuando o corpo até chegar a se despir na internet para faturar uma grana. Apaixonada pela mecânica Tamanco.

 

Alessanderson (Daniel Torres) – Filho de Ruço e Darlene, é um projeto de político corrupto.

 

Abigail (Lorena Comparato) – Mulher de Ruço, 30 anos mais jovem que ele. Ama o marido, mas vive desiludida com o fracasso dele.

 

Tamanco (Mart’nália) – Borracheira e dona da oficina mecânica que fica ao lado da funerária. Namora Odete e tenta agradar o sogro.

 

Marcão (Maurício Xavier) – Irmão de Tamanco, esbanja virilidade no trabalho, mas, à noite, ganha a vida como travesti.

 

Juscelino (Alexandre Zacchia) – Faz-tudo abobalhado da funerária. Sua função principal é dirigir o carro, apesar de ser péssimo motorista.

 

Adenóide (Sabrina Korgut) – Empregada doméstica da família de Ruço. Vive na miséria e só se mantém na casa por absoluta falta de opção.

 
Soninja e Giussandra (Karin Hills e Karina Marthin) – Gêmeas donas da carrocinha Cachorras-Quentes. Juram que são filhas de mesma mãe, mas de pais diferentes.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-12_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

O POVO Entretenimento | Buchicho O POVO