O POVO


APLICATIVO

Facebook Messenger será obrigatório para acesso ao chat da rede em smartphones

12/08/2014 | 14:41

O Facebook Messenger passou a ser a única maneira de comunicação em smartphones da rede social. Alguns usuários, no entanto, estão receosos com os termos de autorização do aplicativo, que pede acesso a informações privadas como lista de chamadas, localização e biblioteca de mídia. Empresa diz que todos serão obrigados a usar o app em algumas semanas para acessar chat de conversas pelo celular.

Criado desde 2011, aplicativo funcionava separado do aplicativo da Facebook. Antes, o usuário podia conversar com a listas de amigos tanto do app do Facebook como do Facebook Messenger. Na avaliação do Scoobyloco, uma usuária diz que odiou a obrigatoriedade. “Estou instalando porque sou obrigada”, escreveu.

As permissões também são pedidos por aplicativos como WhastsApp, que também pertence a Marck Zuckerberg, e até os concorrentes WeChat, ICQ e Line. Sobre as restrições, o Facebook informou à Folha que “as permissões são padronizadas” e que os termos da loja de programas para Android, por exemplo, é feita pelo próprio Google.

Sem o Messenger, o chat do Facebook só poderá ser utilizado em navegadores e IPad. Ao todo, 30% da população mundial é usuária da rede social.

Redação O POVO Online