CAMPUS PARTY RECIFE 2014 26/07/2014 - 08h37

''Internet das coisas'': seus objetos conectados

Movimento tecnológico é tema de discussão entre os campuseiros, mas as ''coisas'' também vão chegar, cada vez mais, aos leigos no assunto. Isso é, se já não chegaram
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18987, 'email': 'amandaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Amanda Ara\xfajo'})
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br
foto: divulgação campus party recife

Televisões com Wi Fi e até câmeras sendo acessadas direto dos smartphones não são algo fora do comum. Agora imagine sua geladeira falando com você e a coleira do seu cachorro conectada à Internet. ”Internet of Things” (IoT) é como se chama o movimento tecnológico em que todos os objetos físicos estarão, também, no virtual.

“Uma roupa, um tênis, uma mobília e uma máquina industrial podendo ser controladas. Com uma aplicação, regular a temperatura da minha casa e conseguir o monitoramento remoto de pacientes com diabetes e doenças cardíacas”, enumera Michelle Wangham, professora do Programa de Mestrado em Computação Aplicada da UNIVALI em Santa Catarina. O IoT é aposta de empresas de tecnologia como Apple, Amazon e Telefônica Vivo.

“Nós já usamos essas ‘coisas’ no dia a dia. No futuro, vamos ver não apenas óculos e camisas inteligentes, mas toda uma variedade de utensílios”, avalia Jacques Chicourel, gerente do Centro de Inovação da Telefônica. Na Campus Party Recife, esse “futuro” é estimulado entre os jovens, desafiados em uma Hackathon (''maratona de programação”) para desenvolvimento de ideias a partir de um dispositivo com memória, conexão 4G, sensores de som e temperatura.

DIVULGAÇÃO TELEFÔNICA
"Kit" para os desenvolvedores IoT

Ao todo, 15 equipes, de até duas pessoas, disputam prêmios criando inovações tecnológicas nesse “kit”. “Tecnologia é fruto de uma construção colaborativa, quem vai dizer se isso é viável ou não é a comunidade. Os campuseiros levam essa mensagem da convergência da Internet. O mundo offline ao lado do online”, explica Jacques. O resultado dessa Hackathon será divulgado no final deste sábado, 26, penúltimo dia da CPRecife.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias de Tecnologia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>