BIODIVERSIDADE 23/05/2013 - 16h21

Google captura beleza das Ilhas Galápagos para serviço Street View

"Esta é uma oportunidade única de usar a tecnologia científica para a conservação e a sensibilização pública sobre a importância do ecossistema dos Galápagos em um mundo em transformação"
Divulgação
Ilhas de Gálapagos
Compartilhar

SAN FRANCISCO, 23 Mai 2013 (AFP) - O site de buscas Google seguiu os passos de Charles Darwin para capturar imagens da beleza e biodiversidade das ilhas Galápagos com a finalidade de incorporá-las a seus mapas na internet.

Uma equipe do Google Maps, levando câmeras de 360 graus nas mochilas, caminhou por trilhas, subiu montanhas e se deslocou até um vulcão para captar imagens para o serviço Street View do belíssimo ambiente onde Darwin fez as observações que o levaram a desenvolver sua teoria da evolução.

"Estivemos em um barco com mar agitado, subindo em rochas de lava e a cavalo pela face de um vulcão", contou esta quinta-feira à AFP a chefe do projeto, Raleigh Seamster. "Houve muitas aventuras. Foi inspirador", relatou.

A equipe do Street View passou dez dias neste conhecido arquipélago do Equador, situado no Pacífico, trabalhando em colaboração com a organização sem fins lucrativos Charles Darwin Foundation (CDF), a direção do Parque Nacional de Galápagos e a Catlin Seaview Survey.

A CDF pediu ao Google para adicionar imagens de Galápagos em seu aplicativo de Street View para permitir aos seus usuários visitar virtualmente o local sem danificar seu frágil ecossistema e como um recurso para a pesquisa e a educação.

"Esta é uma oportunidade única de usar a tecnologia científica para a conservação e a sensibilização pública sobre a importância do ecossistema dos Galápagos em um mundo em transformação", afirmou Daniel Orellana, chefe de pesquisas em sistemas humanos, em um comunicado.

O Catlin Seaview Survey, grupo de especialistas que procura imagens de recifes de coral no mundo, usou um equipamento especial para captar imagens panorâmicas submarinas de alta definição em águas do arquipélago, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

"Compilamos um incrível portfólio de imagens de 360 graus, que permitirá ao mundo fazer 'mergulhos virtuais' nos ecossistemas únicos da Reserva Marinha de Galápagos", afirmou Pelayo Salinas de León, da Fundação Darwin.

As imagens submarinas serão usadas como referência para avaliar a saúde do sistema marinho e o efeito das mudanças climáticas.

O Google Maps planeja incorporar as imagens online nos próximos meses, anunciou a companhia.

"Filmaram uma série diversa de lugares, de alguns muito turísticos a lugares que estão fora dos caminhos mais visitados", afirmou o Seamster.

"Tivemos que escalar quatro quilômetros de campos de lava para chegar ao local onde está a área de preservação de iguanas terrestres", afirmou.
"Conseguimos nos aproximar muito dos animais", destacou.

O projeto representa a primeira captura de imagens do Street View no Equador, segundo o Google, que tem feito visitas para captar imagens para os seus mapas do Amazonas, no Brasil, ao Ártico canadense.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias de Tecnologia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>