Cultura 06/09/2016 - 04h44

Dezesseis filmes disputam indicação ao Oscar

notícia 0 comentários

Por polêmica envolvendo o protesto contra o impeachment de Dilma Roussef, o filme Longa escolhido na próxima semana será o representante brasileiro por uma vaga entre os indicados a melhor filme em língua estrangeira. Lista conta com "Aquarius" e "Chatô - O rei do Brasil".
Dezesseis longas nacionais participarão da seleção que escolherá o representante brasileiro na disputa por uma vaga entre os indicados a melhor filme em língua estrangeira do Oscar 2017. A lista foi divulgada pela Secretaria do Audiovisual, nesta segunda-feira (05/09). O número de inscrições quase dobrou em relação ao ano anterior, que teve nove concorrentes à indicação.

O período de inscrições encerrou-se em 31 de agosto e, até sexta-feira, foi aceito material postado até o término das inscrições. Após esse período, o Ministério da Cultura analisou a documentação recebida para a habilitação dos candidatos. "No ano passado, houve nove filmes inscritos. Já este ano foi quase o dobro", afirmou o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini.

O filme A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinicius Coimbra, foi inabilitado por ter sido lançado fora do período exigido pela academia americana, de 1° de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016.

A seleção brasileira de filmes, no entanto, também teve a sua polêmica. Conforme previamente anunciado, os longas Boi neon, de Gabriel Mascaro, e Mãe só há uma, de Anna Muylaert, estão fora da lista. Ambos os diretores retiraram suas obras por questionarem a imparcialidade da comissão, alvo de polêmica porque o crítico e integrante da comissão Marcos Petrucelli condenou o protesto contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em Cannes pela equipe do filme Aquarius, além de ter acusado o diretor Kleber Mendonça Filho de ter usado dinheiro público para viajar ao festival francês.

Em 12 de setembro, após avaliação dos integrantes da comissão especial, será anunciado o nome do filme escolhido, em cerimônia na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A escolha da película é realizada por uma comissão nomeada pelo Ministério da Cultura especialmente para esse fim, composta por integrantes de "currículos robustos de diversas partes do Brasil" e que "integram diversas etapas da cadeia produtiva do audiovisual", explicou Bertini.

A comissão é formada por Adriana Scorzelli Rattes, Luiz Alberto Rodrigues, George Torquato Firmeza, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello, Sylvia Regina Bahiense Naves, Carla Camurati e Bruno Barreto.

Confira a lista completa:

A Despedida, de Marcelo Galvão

Mais Forte que o Mundo, de Afonso Poyart

O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum

Pequeno Segredo, de David Schürmann

Chatô - O Rei do Brasil, de Guilherme Fontes

Uma Loucura de Mulher, de Marcus Ligocki Júnior

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho

Nise - O coração da loucura, de Roberto Berliner

Vidas Partidas, de Marcos Schetchman

O Começo da Vida, de Estela Renner

Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil, de Belisario França

Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado

Campo Grande, de Sandra Kogut

A Bruta Flor do Querer, de Andradina Azevedo e Dida Andrade

Até que a Casa Caia, de Mauro Giuntini

O Roubo da Taça, de Caito Ortiz

PV/ots

ERRAMOS: Diferente do informado anteriormente, "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, está na lista dos filmes brasileiros que concorrem a uma indicação ao Oscar 2017.

DEUTSCHE WELLE

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>