[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ajuda chega ao Nepal enquanto aumenta número de vítimas - DW - Mundo - O POVO Online
Política 26/04/2015 - 17h01

Ajuda chega ao Nepal enquanto aumenta número de vítimas

notícia 0 comentários
Compartilhar

Número de mortos nos terremotos do Nepal soma mais de 2,5 mil. Até 6 mil pessoas saíram feridas, diz Ministério do Interior nepalês. Comissão Europeia e diversos Estados-membros do bloco europeu disponibilizam ajuda.
A Comissão Europeia aprovou ajuda inicial de 3 milhões de euros ao Nepal. O dinheiro deverá ser parte adicional do apoio que os diferentes Estados-membros da União Europeia estão prestando ao país abalado pelos terremotos, afirmou a Comissão neste domingo (26/04) em Bruxelas.

Ainda neste domingo, 52 especialistas alemães da organização Isar Germany, especializada na busca de vítimas de terremotos, partiram para o Nepal com vista ao resgate de pessoas soterradas. A China também enviou 62 especialistas com cães farejadores para o país.

Nesta segunda-feira, a Cruz Vermelha da Alemanha vai enviar um avião com 60 toneladas de barracas, cobertas, artigos de higiene e outros materiais de ajuda para o Nepal. O voo financiado pelo Ministério do Exterior em Berlim também deverá transportar equipamento para o tratamento de água potável para a região atingida pela catástrofe.

Austrália e Nova Zelândia também disponibilizaram 4,5 milhões de dólares. A Índia mandou dois aviões militares para a retirada de seus próprios cidadãos, enviando também 13 aviões com itens de ajuda. O Paquistão e Israel também estão prestando apoio.

Enquanto isso, sobe o número de vítimas fatais. Um forte tremor de terra voltou a levar pânico e destruição ao Nepal neste domingo, um dia após um terremoto de magnitude 7,8 ter deixado, até o momento, mais de 2,5 mil mortos. Até 6 mil pessoas saíram feridas, disse o Ministério do Interior nepalês neste domingo.

O novo abalo de 6,7 graus na escala Richter, derrubou construções e aumentou a insegurança no país que ainda busca vítimas sob escombros. Na capital, Katmandu, multidões saíram correndo de edifícios, em meio a gritos de pânico. Funcionários de um hospital levaram pacientes para a rua, diante do risco de mantê-los dentro do prédio.

"Novos tremores continuam ocorrendo, e as pessoas não sabem o que pode acontecer. Todos os espaços abertos em Katmandu estão lotados com pessoas acampadas", contou Sanjay Karki, representante no Nepal da organização humanitária Mercy Corps, à agência de notícias AP.

Os corpos de 18 pessoas foram retirados do Everest neste domingo, mas ainda há desaparecidos. Mais de 60 montanhistas ficaram feridos nas avalanches. O local é bastante frequentado por turistas estrangeiros, e calcula-se que cerca de mil pessoas estivessem por lá no momento do terremoto. O Itamaraty informou que não há informações sobre brasileiros mortos na região até o momento.

CA/dpa/lusa/afp


DEUTSCHE WELLE

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>