[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] As personalidades falecidas em 2013 | O POVO
PERDAS MUNDIAIS 26/12/2013 - 12h20

As personalidades falecidas em 2013

O mês de outubro registrou o maior número de perdas de pessoas de relevância no cenário mundial
Foto: AFP
Comoção na morte de Hugo Chávez
Compartilhar

Nelson Mandela, Hugo Chávez e Margaret Thatcher foram algumas das personalidades falecidas em 2013:

JANEIRO

- 15: NAGISA OSHIMA (80 anos), diretor do filme "O império dos sentidos", que chocou uma geração por suas cenas de sexo explícito quando estreou em 1976, e do drama de guerra "Furyo".

FEVEREIRO

- 27: STEPHANE HESSEL (95 anos), membro da resistência antinazista na Segunda Guerra Mundial e diplomata francês, autor do bestseller "Indignez-vous!" ("Indignai-vos", em português), que inspirou vários movimentos de protesto no mundo todo, após a explosão da crise financeira de 2008.

MARÇO

- 5: HUGO CHÁVEZ (58 anos), presidente da Venezuela desde 1999, filho espiritual do líder cubano Fidel Castro, faleceu por causa de um câncer poucos meses depois de ter sido reeleito para um quarto mandato.

- 14: IENG SARY (87 anos), ex-ministro das Relações Exteriores do regime cambojano do "Khmer Vermelho" (1975-79), faleceu quando estava sendo julgado por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

- 21: PIETRO MENNEA (60 anos), italiano, campeão olímpico dos 200 metros nos Jogos de Moscou-1980 e que manteve, por 17 anos, o recorde da distância.

ABRIL

- 8: MARGARET THATCHER (87 anos), primeira-ministra britânica de 1979 a 1990, conhecida como a "Dama de Ferro".

- 9: ZAO WOU-KI (93 anos), pintor chinês nacionalizado francês, mestre da abstração lírica.
MAIO

- 6: GIULIO ANDREOTTI (94 anos), sete vezes presidente do Conselho italiano, figura emblemática da ex-Democracia Cristã e um dos pilares da política peninsular após a Segunda Guerra Mundial.

- 17 JORGE VIDELA (87 anos), militar e ex-ditador argentino condenado à prisão perpétua pela repressão sangrenta durante seu mandato (1976-1981).

JUNHO

- 6: ESTHER WILLIAMS (91 anos), ex-campeã de natação americana, que se tornou estrela de cinema em Hollywood nos anos 1940 e 1950, conhecida por sua performance aquática na telona.

JULHO

- 2: DOUGLAS ENGELBART (88 anos), engenheiro americano, que revolucionou a informática ao inventar o "mouse" para computadores. Originalmente, o objeto era uma simples caixa de madeira com duas rodinhas de metal.

AGOSTO

- 9: LASZLO CSATARY (98 anos), criminoso de guerra nazista, provavelmente o mais procurado em todo o mundo, acusado de deportação de mais de 12 mil judeus para os campos de concentração, faleceu em um hospital de Budapeste.

- 30: SEAMUS HEANEY (74 anos), poeta irlandês, Prêmio Nobel de Literatura em 1995, considerado o melhor poeta em língua inglesa de seu país desde William Yeats.

SETEMBRO

- 12: RAY DOLBY (80 anos), engenheiro americano, inventor do sistema que reduz os barulhos de fundo e de sons multicanal chamado "surround", utilizado nos cinemas.

OUTUBRO

- 1: TOM CLANCY (66 anos), romancista americano, chamado de rei dos "techno-thrillers", por sua aura de "visionário" que lhe teria permitido "relatar" com antecedência os atentados do 11 de setembro, nos Estados Unidos.

- 4: GENERAL VO NGUYEN GIAP (102 anos), herói da independência vietnamita, gênio militar que conseguiu derrotar França e Estados Unidos nas guerras da Indochina.

- 7: PATRICE CHEREAU (68 anos), homem de teatro francês, um dos mestres da cena europeia por mais de 40 anos.

- 11: ERICH PRIEBKE (100 anos), criminoso de guerra nazista, um dos responsáveis pelo massacre das Fossas Ardeatinas (335 civis mortos, entre eles 75 judeus), em 1944, nesse local perto de Roma. Enterrado secretamente no cemitério de uma prisão italiana.

- 27: LOU REED (71 anos), fundador do mítico Velvet Underground, lenda do "rock urbano" americano, que influenciou várias gerações de músicos.

- 28: TADEUSZ MAZOWIECKI (86 anos), primeiro chefe de governo comunista na Polônia, designado após as eleições de junho de 1989, vencidas pela oposição unida em torno do Solidarnosc (Sindicato Solidariedade).

NOVEMBRO

- 17: DORIS LESSING (94 anos), escritora épica britânica, prêmio Nobel de Literatura 2007, que denunciou as injustiças étnicas e sociais, assim como as dirigidas contra as mulheres.

- 29: NATALIA GORBANEVSKAYA (77 anos), poetisa, figura eminente da dissidência soviética nos anos 1960 e 1970, o que lhe valeu dois anos de internação em um hospital psiquiátrico.

DEZEMBRO

- 1: PAUL WALKER (40 anos), ator americano estrela da franquia "Velozes e furiosos", morre em um acidente de estrada após um jantar beneficente para os desabrigados de um tufão nas Filipinas.

- 5: NELSON MANDELA (95 anos), herói da luta contra o Apartheid e defensor da reconciliação. Prêmio Nobel da Paz, foi o primeiro presidente negro da África do Sul.

AFP

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>