[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Qual a cor do vestido que parou a internet? | O POVO
Azul e preto 27/02/2015 - 08h59

Qual a cor do vestido que parou a internet?

A postagem em um Tumblr fez a internet parar e discutir a cor de um vestido
notícia 0 comentários
Reprodução
A explicação é que tentamos compensar distorções que a luminosidade ambiente provoque na cor dos objetos observados
Compartilhar

A internet parecia só ter um assunto na noite de quinta-feira, 26: qual a cor do vestido? Branco e dourado ou azul e preto?

A polêmica surgiu em um post resgatado pelo site Buzzfeed de uma postagem no Tumblr discutindo a cor de um vestido fotografado em uma festa de casamento. O post foi publicado às oito da noite e pouco tempo depois já tinha 20 milhões de visualizações. O Buzzfeed chegou a ter mais de 600 mil pessoas acessando ao mesmo tempo, um recorde histórico. Muitas pessoas viam claramente branco e dourado, outros, azul e preto.

Explicação 

Existe uma explicação científica para entender a divergência. A cor percebida depende da sensibilidade da luz do observador. Mas também existe uma resposta definitiva para a questão: o vestido é azul e preto.  

O fênomeno óptico envolvido na discussão é a ilusão de luminosidade. Isso porque o olho humano enxerga com a luz natural. Tudo que vemos passa por um processo de adaptação ocular em que tentamos "descontar" a influência da luz natural, ou seja, do alaranjado das manhãs, do dourado do meio-dia, do azulado da tarde Só assim chegamos a cor próxima ao real.

Segundo o neurocientista Bevil Conway, que estuda a visão, "o que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromática do eixo de luz do dia". Ou seja, as pessoas que descontam o lado azul, do vestido, percebem a peça como branca e dourada, as que descontam o lado dourado, do fundo da imagem, enxergam azul e preto.

Reprodução
Uma das imagens que melhor explica o fenômeno da "ilusão de luminosidade" é esta. Aparentemente os quadrados A e B não têm a mesma cor na primeira imagem. Isso acontece porque o cérebro analisa a luz que reflete no objeto analisado e também o ambiente da imagem. Assim, o quadrado que tem outros quadrados escuros ao redor parece mais claro, enquanto o quadrado que tem quadrados claros ao redor parece mais escuro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução
Para quem ainda não acredita, esta imagem mostra o mesmo vestido por outro ângulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias de Tecnologia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>