SPITZER 07/06/2013 - 14h35

Telescópio flagra jovens estrelas lançando jatos de poeira cósmica

AFP/ Nasa
Na imagem é possível ver bolhas esculpidas na poeira cósmica, formadas por estrelas

O Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, registrou em lindas imagens estrelas jovens lançando jatos de poeira cósmica no espaço. O estudo, que explorou uma região bem desabitada e distante da Via Láctea, foi realizado pela Universidade de Wisconsin e apresentado durante reunião da Sociedade Americana de Astronomia, no estado norte-americano de Indiana.

Para fazer a captação das imagens foi necessário o uso de raios infravermelhos em azul e verde do telescópio Spitzer, combinadas com informações em vermelho do telescópio Wise, também da Nasa.

Na imagem divulgada é possível identificar um bolha gigante e outras menores esculpidas na poeira cósmica por estrelas de grande massa.

Os registros feitos pelo Spitzer fazem parte de um estudo, chamado Glimpse 360, que pretende mapear a topografia da Via Láctea. Os resultados, que irão contar com uma visão completa em 360°, estão previstos para ficar pronto ainda neste ano.

Redação O POVO Online