crônica 17/10/2017 - 16h53

Uma casa memorável

notícia 0 comentários

UMA CASA MEMORÁVEL.
 
Tiago Pena 

    Um dia desses, passeando pelas ruas da minha cidade, em um bairro que no momento não me recordo o nome, avistei em uma movimentada esquina, uma casa bem antiga, quase a cair, toda escorada por troncos de madeira. Evidentemente que não havia moradores ali, somente as lagartixas e grilos e outros insetos, mas essa casa chamou a minha atenção.
    Sua arquitetura era sem igual, revelava que ela não mais encaixava-se ao ambiente de casas modernas e edifícios gigantescos ao seu redor. O seu estilo também demonstrava que aquela construção tinha no mínimo um século de existência e ainda permanecia de pé, entretanto, partes do seu reboco estava rachado, outras partes caídas, mostrando o interior das paredes, foi então que percebi que essa casa centenária, como muitas que eu já havia visto, principalmente em fazendas, foram construídas com uma técnica chamada de pau a pique, que consiste em entrelaçar madeiras e amarra-las com uma espécie de cipó, e depois preencher os espaços com barro, até se formar as paredes.
    Essa magnífica casa me fez voltar a infância, na então fazenda da Lindóia, lá, as casas na sua grande maioria, eram todas a pau a pique, essas casas depois de feitas e devidamente pintadas, parecem até que são de alvenaria.
    Aquela imagem levou-me a uma reflexão muito profunda da nossa sociedade do nosso Brasil e de nosso povo. Aquela casa é o contraste do que é considerado velho em relação ao novo e moderno, do que hoje é tido como ultrapassado em meio ao futurístico. Para muitos, a imagem da velha casa não cabe mais na paisagem moderna da cidade, muitos desejam demolir essa casa por ela representar perigo, todavia, para outros, ela é o exemplo de resistência, da luta, da origem de princípios que não deveriam ser esquecidos, mas que infelizmente, não são lembrados mais. 
   Em particular, eu desejo que essa casa permaneça de pé, como um símbolo de resistência, para que as pessoas ao olharem para ela, vejam como foi o nosso passado, a nossa origem, e mais do que isso, que respeitem essas origens. Essa casa representa também, a história de luta do povo Brasileiro, que não quer sufocar suas origens com costumes estrangeiros, mas valorizar acima de tudo, a sua própria cultura. O nosso futuro só será grandioso se valorizamos o que éramos no passado, não desprezando nossas origens para poder construirmos um futuro glorioso.
    Outra reflexão importante, e ver que assim como a casa é desprezada por ter muitos anos, da mesma maneira, os nossos idosos, são vistos como é vista aquela casa. Muitos os desprezam pela idade avançada, não respeitando a história de vida e de luta desses guerreiros, que muitas das vezes, são deixados em asilos, esquecidos de tudo e de todos. Essa casa que vi, tem uma história, que se fosse retratada em palavras, daria um livro belíssimo, assim como os nossos idosos, da mesma maneira, tem as suas histórias. Eu não sei por quanto tempo essa casa ainda permanecerá de pé, mas de qualquer forma, ainda que ela venha a ruir pela força do tempo, ela permanecerá para sempre de pé na memória deste cronista.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

COMO COLABORAR

  • 1

    Participe você também

    Envie sua colaboração para o email: jornaldoleitor@opovo.com.br e seu texto estará no Jornal do Leitor Online

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do O POVO Online

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Jornal do leitor O POVO | Cronicas O POVO