O POVO


ÁGUA

Cagece adia entrega do plano de contingência para julho

29/06/2016 | 14:48

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) adiou em pelo menos 15 dias a entrega do plano de contingência de Fortaleza e municípios atendidos pelo Macrossistema. O planejamento, que deveria ser entregue nesta quinta-feira, 30, será disponibilizado na primeira quinzena de julho.

Segundo a companhia, o adiamento foi devido à “complexidade envolvida na elaboração do plano de contingência”. Em nota, a companhia informou que a população deve ''continuar atenta às medidas de economia, usando água de acordo com a necessidade, sem desperdício''.

Com a entrega do plano prevista para o dia 30 de junho, o racionamento de água em Fortaleza poderia começar entre julho e agosto. O novo prazo pode adiar ainda mais a meta de redução de 20% no consumo da RMF.

A redução na pressão da água fornecida para Fortaleza e Região Metropolitana deverá durar até, pelo menos, março de 2017. Os dias serão alternados com vazões baixas e, em bairros mais críticos, intervenções como poços e chafarizes. 

Em 2016, quinto ano de seca no Ceará, a estigaem foi mais severa do que em 2015. 

Novo prazo

A Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) confirmou ao O POVO o recebimento do ofício da Concessionária sobre o novo prazo. "O pedido segue para a avaliação da diretoria responsável", disse, em nota. 

Procurada pela reportagem do O POVO, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) informou, por meio da assessoria de imprensa, que não irá se posicionar antes de dialogar com a Cagece sobre o novo prazo. 

Redação O POVO Online