O POVO


Nesta manhã

Brincadeiras da infância são relembradas no Parque do Cocó

10/04/2016 | 12:32

Com brincadeiras como carimba, pega-pega e esconde-esconde, adultos e crianças se divertiram na manhã deste domingo, 10, no Parque do Cocó. A ideia de relembrar as brincadeiras da infância partiu de um grupo de ativistas que pretende fortalecer os laços da comunidade com o parque por meio de atividades de convivência.

O evento foi organizado pelo Facebook. Mais de 1,8 mil pessoas confirmaram presença no local, que, na verdade, reuniu algumas dezenas de brincantes. Tinha gente dos mais diversos bairros querendo voltar ao tempo de menino, quando correr pelas ruas de Fortaleza era um jeito de diversão.

A estudante Amanda Dutra, 23, cresceu no bairro Henrique Jorge e diz que toda noite as crianças fechavam a rua para poder correr com segurança, longe dos carros. “A gente também se juntava com os vizinhos no quintal”, acrescenta. Jogos como sete pecados, carimba e cola-cola estavam entre as diversões. “Foi nessas brincadeiras que eu criei laços de amizade que me acompanham até hoje”, ela diz.

Diversão
No começo, as regras das brincadeiras precisaram ser relembradas pelos organizadores. Um informou: “No carimba, quando a pessoa é carimbada tem que ir ao campo do adversário”. Havia gente que não lembrava a dinâmica das brincadeiras. As variações também apareceram em jogos como sete pecados. “Na minha rua não era assim”, brincou uma participante.

Na brincadeira de pular corda, foi a professora Cláudia Sena, 45, que lembrou a música que embalava o jogo. “Senhoras e senhores, pulem de um pé só. Senhoras e senhores, deem uma rodadinha… e vão pro olho da rua”, cantou.

Preservação
“Nossa ideia  é trazer mais pessoas para conhecer o parque e interagir com ele”, explica Franklin Maia, integrante do coletivo Verdejar, que organizou o evento. O grupo reúne, desde setembro de 2015, pessoas interessadas na arborização e na preservação das áreas verdes de Fortaleza.

O coletivo já desenvolve projetos de distribuição de mudas, plantio de árvores e ações de convivência com os parques urbanos. No Parque do Cocó, além da atividade de ontem, há ainda outras duas ações programadas. No próximo domingo, 17, o coletivo realiza, no local, oficina sobre o plantio de mudas, seguida de trilha pelo parque. No dia 24, o grupo faz visita à Serra da Aratanha, onde está a nascente do rio Cocó. 

SERVIÇO
As ações podem ser acompanhadas pelo endereço www.facebook.com/coletivoverdejar
 
Redação O POVO Online