[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Em Fortaleza, chove 82 milímetros em quatro horas | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
temporal 03/01/2015 - 09h47

Em Fortaleza, chove 82 milímetros em quatro horas

notícia 6 comentários
{'grupo': 'Reda\xe7\xe3o O POVO Online', 'id_autor': 16302, 'email': 'lusiana@opovo.com.br', 'nome': 'Lusiana Freire'}
Lusiana Freire lusiana@opovo.com.br
Paulo rabelo/especial para o povo
Trovoada assustou moradores. Na foto: raio no Papicu
Compartilhar

Atualizada às 12h29min

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de 82 milímetros em Fortaleza, de 5h às 9 horas deste sábado, 28, segundo assessoria de imprensa do órgão.Até meio dia foram 148 milímetros de chuva.

Segundo informações das Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) automáticas que a Funceme acessa, na Capital o maior registro de chuva aconteceu no bairro Edson Queiroz, com 82 mm de precipitação entre 5h e 9h da manhã.

As redes de detecção de descargas atmosféricas computaram um total de 97 descargas atmosféricas que atingiram o solo entre às 7h até às 11h, segundo o grupo de Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Elat/INPE).

Já a rede convencional de pluviômetros mostrou que choveu também em outros 29 municípios cearenses, em regiões com o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba. O maior registro nos pluviômetros convencionais foi em Crateús, com 47 mm até às 7h da manhã.

Também chove forte em Maracanaú (43 mm), Maranguape (38,8 mm), Nova Russas (38,5 mm) e Pacatuba (33,2 mm).

A Funceme informa que o temporal deste sábado constava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocado pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará; o segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza. 

A previsão para este sábado é de céu com nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses no decorrer do dia.

 

A previsão do tempo para o restante do dia é de céu nublado e pancadas de chuva em todas as regiões cearenses. A Funceme esclarece ainda que os dois sistemas que provocaram as chuvas de hoje não têm relação com a quadra chuvosa no Ceará e informa que o prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será elaborado e divulgado somente na segunda quinzena de janeiro.

 

 

Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Cristiano Ferrer, informa que as ocorrências de alagamentos se concentram principalmente nas Regionais 2, 4 e 6, por conta de bocas-de-lobo obstruídas com lixo. "É essencial o apoio da população nesse sentido, porque não é todo dia que a Emlurb faz a coleta", diz Ferrer.

No Morro Santa Terezinha, houve deslizamento de terra, o que bloqueou trilho do VLT, nas proximidades do Iate Clube. Uma das faixas, que vai da Via Expressa ao Mucuripe, ficou interditada. Segundo o morador Joaquim Pereira, 30 anos, a terra cedeu entre 6 e 7 horas. De acordo com Cristiano Ferrer, não houve feridos. "A via ficou totalmente comprometida, mas uma das faixas foi liberada. A previsão é que seja liberado em duas horas.

Trânsito

De acordo com a gerente do Controle de Tráfego em Tempo Real (CTAFOR), da AMC, Juliana Coelho, de 5h30min até 11 horas de sábado, houve registro de 16 semáforos apagados em Fortaleza, o que "representa menos de 3% de semáforos da cidade", que conta com 702 equipamentos. Neste momento, dez semáforos permanecem apagados. De acordo ainda com Juliana, as ocorrências se concentraram principalmente no Meireles e Aldeota.

"O problema decorre de um surto de tensão na rede de energia", explica a gerente do CTAFOR. Cruzamentos prejudicados contam com agentes de trânsito da AMC. A previsão é que os equipamentos que ainda apresentam problema sejam normalizados até 13 horas. 

 

Raios
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que, neste sábado, não poderá informar ocorrências relacionadas à chuva, tais como raios e quedas de energia, pois as equipes ainda estão em campo. O balanço só poderá ser informado na próxima segunda-feira, segundo a assessoria.

 

Redação O POVO Online

> TAGS: fortaleza chuva
Compartilhar
espaço do leitor
Ana 04/01/2015 10:00
Continuem jogando lixo na rua bando de mal educados.
Rômulo Falcão Farias 04/01/2015 06:02
A tempestade deste sábado evidência a mudança climática em curso.Teremos cada vez mais chuvas torrenciais e secas severas.A colisão de 2 sistemas frontais(Vcans e Ondas do Leste),embora raro,deve ficar recorrente com o aquecimento Global.Devemos tá ligado.O clima não tá brincando.Quem viver, verá!
Franse41 04/01/2015 00:04
"Em Fortaleza, CHOVEU 82 milímetros em quatro horas" !!!
Gervasio Trigueiro 03/01/2015 18:56
Choveu mais que o noticiado ou seja ao inves de 82, foram Nao é certo 148 Milimetros muita agua e pouco preparo nesta cidade. Sem contar com a falta de educaçao do povo Cearense.
tarcio torres 03/01/2015 11:22
a funceme não de nada, é melhor extinguir este orgão, ela fica so agorando as chuvas, dizendo que não é inverno, e inverno é o que pra ela é sol quente.
Ver mais comentários
6
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>