Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
NESTE DOMINGO 21/09/2014 - 16h06

Morre o poeta cearense Artur Eduardo Benevides

Conhecido como ''Príncipe dos Poetas Cearenses'', Artur foi poeta, ensaísta e contista, tendo obtido 31 prêmios literários no Ceará. Ele será enterrado nesta segunda-feira, 21, no cemitério São João Batista
notícia 2 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18987, 'email': 'amandaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Amanda Ara\xfajo'})
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br
Foto: Patrícia Araújo, em 13/03/2007
Artur Eduardo Benevides ingressou na Academia Cearense de Letras em 1957 para ocupar a cadeira 40, deixada por Tomás Pompeu Filho

Atualizada às 20h15min

O poeta Artur Eduardo Benevides morreu na manhã deste domingo, 21, aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no no hospital São Mateus há cerca de três meses, segundo o filho mais velho, Fred Benevides. O corpo será velado a partir das 18 horas no salão nobre da Academia Cearense de Letras, no Centro de Fortaleza.

Segundo o filho mais velho, Frederico Valente Benevides, o Fred, como é conhecido, a morte foi registrada por volta das 11 horas. Artur era viúvo, pai de quatro filhos e o caçula de 16 irmãos. A missa de corpo presente também será na Academia Cearense de Letras e está marcada para às 9h30min desta segunda-feira, 21. Às 11 horas, Artur será enterrado no cemitério São João Batista, na rua Padre Mororó, Centro. 

Fred, que completa 66 anos na segunda-feira, 22, disse que a única irmã viva de Artur é Miriam Pamplona, que também está hospitalizada. “Ele foi internado com uma infecção urinária que passou para pulmonar. Estava fazendo hemodiálise, seriam 72 horas de tratamento, mas o coração não aguentou. Amanhã, no lugar de celebrar meu aniversário, vou sepultar meu pai”, reflete.

O presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, lamentou a perda do amigo e símbolo da irmandade. “Artur é um verdadeiro imortal, uma das maiores expressões que a literatura do Ceará já teve. Sua memória será reverenciada por nós, assim como sua obra, que simboliza gerações ao longos desses 91 anos”, afirma.

José Augusto também lembra que neste ano a Academia completa 120 anos, o que será mais um motivo para “lembrar de coisas boas do nosso príncipe”. “Ele foi uma das nossas glórias. O ano de sua morte é um marco e ele sempre vai merecer nosso carinho, respeito e saudade”, avalia.

Artur nasceu em Pacatuba no dia 25 de julho de 1923. Bacharel em Direito e em Letras, exerceu por muitos anos a função de procurador da Legião Brasileira de Assistência e foi professor e diretor da antiga Faculdade Católica de Filosofia (de onde sairia a UECE), da Faculdade de Letras e do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.

Poeta, ensaísta e contista, ele escreveu 46 títulos e obteve 31 prêmios literários no Ceará, em Brasília, em São Paulo e no Rio de Janeiro, conforme informações da Academia Cearense de Letras. Entre as principais obras estão: Canção da rosa dos ventos, 1969; O viajante da solidão, 1969; Inventário da tarde; 1983; Canto de amor ao Ceará, 1985; Noturnos de Mucuripe e poemas de êxtase e de abismo, 1ª ed. 1992 e 2ª ed. 1996; A noite em Babylônia e outros relatos ao eterno, 1998; Poemas de amor a Fortaleza, 2000; etc.

Trajetória
Artur ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 13 de novembro de 1957, sendo saudado pelo acadêmico Braga Montenegro. Em 1985 ele foi eleito “Príncipe dos Poetas Cearenses” por todas as instituições culturais do estado. Ocupava a vaga deixada por Tomás Pompeu Filho, cadeira 40, cujo patrono é Visconde de Sabóia.

espaço do leitor
Luis Barbosa 22/09/2014 13:19
artur eduardo benevides se eterniza e 25 de julho seja o "dia do príncipe dos poetas cearenses"!
Bel 21/09/2014 18:22
Santo Deus, o Ceará está de luto, esse homem sempre será imortal
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-13_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima