O POVO


Beira Mar

Seuma descarta que galeria pluvial estava lançando esgoto no mar

28/08/2014 | 18:20

A equipe da Célula de Controle de Efluente, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), informou, por meio de nota, que o órgão realizou nesta quarta, 27, vistoria em todas as galerias de águas pluviais da avenida Beira Mar e constatou que nenhuma delas estava lançando esgoto no mar. Segundo a nota, todas as galerias estão limpas e regulares.

 

Leia Mais - Esgoto clandestino é lançado no mar da Praia de Iracema

 

Ainda de acordo com a equipe da Seuma, algumas destas galerias estavam lançando águas limpas provenientes de rebaixamento do lençol freático, as quais chegavam à praia com detritos de resíduos sólidos, não trazendo, contudo, prejuízo à balneabilidade da praia. A coloração escura observada na areia não é esgoto, mas, sim, consequência da decantação destes detritos que vêm junto com a água e conferem à areia o aspecto escuro.

 

Sobre o caso ocorrido próximo à rua João Cordeiro, a Seuma esclarece que foi afastada a possibilidade de ser esgoto proveniente da rede da Cagece e de ligações clandestinas, já que, nas vistorias realizadas, não foi encontrado esgoto nas galerias. Como a galeria que deságua na praia se encontrava entupida de areia, suspeita-se que tenha havido acúmulo da água do lençol freático com resíduos orgânicos e inorgânicos. Esses compostos entraram em decomposição, dando aspecto característico de esgoto.

 

De acordo com as características atuais da água lançada pela galeria, a suspeita vem sendo confirmada, pois esta água está ficando cada vez mais clara, ou seja, sendo a mesma provinda do lençol freático. Caso houvesse algum tipo de esgoto lançado na galeria, esta água continuaria com aspecto desagradável e com mau cheiro. A Seuma continuará monitorando a área.

 

 

O POVO Online, com informações da Seuma