O POVO


2013-2014

Fortaleza registra queda de 76% nos casos de dengue no trimestre

03/04/2014 | 15:34

Fortaleza reduziu o número de casos de dengue em 76% na comparação do primeiro trimestre de 2014 (240 notificações) com o mesmo período do ano passado (1.031 casos). Os dados foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Por meio de sua assessoria, a SMS informa que o número ainda pode ser alterado devido a confirmação de casos das semanas anteriores e retirada das duplas notificações. "Um caso pode levar até 60 dias para ser confirmado", afirmou. 

Ações de prevenção e combate foram destacadas pelo gerente da célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos, Nélio Morais, para a mudança de cenário.

Entre as iniciativas, o gerente citou a territorialização dos agentes comunitários de endemias, "que foram fixados permanentemente em áreas específicas permitindo um melhor conhecimento da região e uma atuação mais eficaz no estudo do comportamento de insetos e vetores da área".

Nélio destacou ainda a notificação e análise dos casos, que passaram a ser realizados na própria regional, "contribuindo com um fluxo de informação ágil e favorecendo as ações desenvolvidas". 

"E corte de transmissão precoce, por meio do deslocamento de servidores da Central Ultra Baixo Volume (UBV) com bombas costais para aplicação de inseticidas e eliminação dos vetores infectados", explica o gerente da Célula de Vigilância Ambiental.

Cuidados da população
Os principais depósitos com foco da dengue em Fortaleza são do tipo A2 (potes, tambores, tanques etc) e os "inservíveis" (materiais descartáveis - copinhos, vasilhames, garrafas, materiais plásticos etc), segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti - mosquito transmissor da doença (LIRAa). Por isso, a SMS reforça cuidados:

- Pelo menos uma vez por semana, o dono do imóvel deve fazer uma supervisão na casa para eliminar os depósitos que acumulam água;

- Deve observar as calhas que podem estar entupidas;

- Remover o lixo que fica acumulado no quintal, colocando-os em recipientes adequados e levando-os à calçada no dia programado para a coleta.

Sintomas e cuidados

Os principais sintomas da dengue são: febre, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele, dor retro-orbitária (no caroço dos olhos), náuseas, vômito e, em alguns casos, fenômenos hemorrágicos. 

Em caso de suspeita de dengue, a população deve ir até o posto de saúde para receber atendimento médico e orientações para recuperação da enfermidade.

Redação O POVO Online