[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] "Caminhada com Maria" é Patrimônio Imaterial do Brasil | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Nesta tarde 10/12/2013 - 18h51

"Caminhada com Maria" é Patrimônio Imaterial do Brasil

Ethi Arcanjo
A Caminhada acontece há 11 anos e já mobiliza mais de um milhão de fieis, segundo o pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino
Compartilhar

"Caminhada com Maria", realizada há 11 anos em Fortaleza, torna-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O projeto de lei foi aprovado nesta terça-feira, 10, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado em caráter terminativo. A proposta é de autoria do deputado Danilo Forte (PMDB-CE) e  recebeu aprovação pelo relatório do senador Inácio Arruda (PCdoB), favorável à decisão. A nova lei aguarda, agora, a sanção presidencial.

A proposta, que já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, inclui o evento no Calendário Turístico Nacional. Durante a procissão, milhares de fieis percorrem cerca de 15 quilômetros, do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro da Capital, onde ocorre a coroação da santa.

Como relator do projeto, o senador inácio Arruda considera o cortejo "uma tradição histórica que vem desde os tempos do Brasil Colônia". Segundo ele, o evento não se destaca apenas como referência no calendário religioso, mas na cultura do povo cearense.

"É exemplo único da religiosidade do povo brasileiro em todas as suas características, e preserva vivas as mais antigas manifestações populares de nosso País".

Para o pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino, o reconhecimento é o fortalecimento de uma ideia que surgiu no ínício da década 2000 para valorizar Maria como um modelo a ser seguido. Ele conta que já na primeira Caminhada em 2003, cerca de 100 mil prestigiaram a procissão. Hoje, já são mais de um milhão de pessoas que participa do evento, segundo contabiliza padre Clairton.

"A Caminhada é um momento de evangelização, a homenagem não é direta a Maria, mas aos ensinamentos dela como exemplo à igreja e aos fieis. Tornar a festa como Patrimônio Imaterial do Brasil é fortalecer a consciência de que nós, seres humanos, estamos em peregrinação constante à casa do pai e Maria é nosso grande exemplo porque soube ouvir a palavra e caminhar para Deus", comemora padre Clairton.

Relembre os temas das Caminhadas

2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.

2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.

2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.

2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.

2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.

2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.

2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.

2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus. – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

2012 – Com Maria no Caminho da Fé – em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013.

2013 – Com o tema “Com Maria no Caminho da Fé” e o lema “Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)” estão em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.

Sara Rebeca Aguiar

sararebeca@opovo.com.br 

Compartilhar
espaço do leitor
Italo 10/12/2013 21:11
Se "a homenagem não é direta a Maria, mas aos ensinamentos dela como exemplo à igreja e aos fieis." então pq ir? "Bendita sois vós entre as mulheres" disse o anjo de Deus. Esse padre está com medo de dizer que nós católicos veneramos Maria? Ela é minha mãe e eu a amo, não tenho v
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-13_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima