[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 92 pessoas apreendidas em confronto com a Polícia | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
AVENIDA DEDÉ BRASIL 27/06/2013 - 11h30

92 pessoas apreendidas em confronto com a Polícia

Segundo informações da Polícia Militar, 92 pessoas possivelmente envolvidas em atos de vandalismo na avenida Dedé Brasil foram apreendidas. Elas foram encaminhadas para o 16º Distrito Policial. Manifestação foi dispersada
FÁBIO LIMA / O POVO
Protesto teve início na avenida Dedé Brasil
Compartilhar

Atualizado às 21h07min

O ônibus depredado por manifestantes na tarde desta quinta-feira, 27, transportava torcedores para a Arena Castelão. Segundo informações da assessoria de imprensa da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o motorista errou a rota e acabou seguindo pela avenida Dedé Brasil. O veículo vinha do Bolsão de Estacionamento localizado no Pici e deveria ter entrado na avenida Juscelino Kubitschek. As vidraças do ônibus foram quebradas, após a ação de vândalos.

Assista vídeo exclusivo do O POVO:

Às 19h42min

Segundo Jairo Ponte, representante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), apenas os defensores públicos estão conseguindo ter acesso ao interior do 16º Distrito Policial. Os advogados populares presentes estariam sendo impedidos de entrar.

Às 19h20min

Cinco defensores públicos estão no 16º Distrito Policial orientando as pessoas apreendidas durante os confrontos no entorno da Arena Castelão. Representantes do Ministério Público e advogados populares também acompanham os trabalhos. Segundo o defensor público Régis Pinheiro, quatro manifestantes acusados de provocar danos ao patrimônio público foram ouvidos. Outras 32 pessoas - acusadas de incitar à violência - aguardam para serem escutadas pela delegada de plantão, Marília Fernandes. "Pelo que consegui apurar esse grupo é formado, na maioria, por estudantes e professores universitários. O clima aqui está tranquilo. As pessoas estão sendo atendidas", pontuou Régis.

- Assista vídeos de manifestantes:

 

Às 19h13min

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), não houve morte no incidentes registrados na tarde desta quinta-feira, 27, no entorno da Arena Castelão. "A informação divulgada pela imprensa espanhola está errada", segundo postagem no Twitter oficial da Pasta.

Às 18h55min

Segundo a defensora pública Aline Feitosa, que acompanha os manifestantes detidos no 16º Distrito Policial, muitas pessoas apreendidas tiveram acesso ao telefone e ligaram para os familiares. Segundo ela, as pessoas detidas relataram excessos possivelmente cometidos pela Polícia e um rapaz chegou a mostrar marcas de balas de borracha. As pessoas detidas serão ouvidas pela delegada plantonista e, conforme o entendimento, será feito o flagrante ou será assinado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Às 18h21min

Trânsito na avenida Dedé Brasil já está totalmente liberado. Muitas pedras e barras de ferro podem ser avistadas ao longo da via. O odor de gás lacrimogêneo ainda é forte e provoca incômodo. Manifestação já foi dispersada.

Às 18h12min

Cinco policiais ficaram feridos durante os confrontos registrados na tarde desta quinta-feira, 27, na avenida Dedé Brasil. Segundo o comandante geral da Polícia Militar no Ceará, Werisleik Matias, nenhum dos casos tem gravidade e os ferimentos foram ocasionados por pedras arremessadas pelos manifestantes.

Às 18h01min

Segundo informação da SSPDS, 27 adolescentes foram apreendidos na tarde desta quinta-feira. Manifestação foi dispersada.

Às 18h

Segundo o comandante geral da Polícia Militar no Ceará, Werisleik Matias, 92 pessoas foram apreendidas e estão sendo encaminhadas para o 16º Distrito Policial. A estimativa é que pelo menos 5 mil pessoas tenham participado da manifestação desta quinta-feira, 27, na avenida Dedé Brasil. O comandante ainda destacou que os manifestantes estavam munidos de objetos como bolas de gude e de sinuca, garrafas e pregos; e que as pessoas vieram mais preparadas para conflitos do que na manifestação anterior, realizada durante a partida entre Brasil e México, na Arena Castelão, no último dia 19 de junho.

Nesse momento, os protestos já foram dispersados. Ainda segundo Werisleik Matias, 250 policiais militares e 80 homens da Força Nacional participaram da ação.

Às 17h33min

Sobe para 87 o número de pessoas apreendidas durante os confrontos na avenida Dedé Brasil. Número foi confirmado pela SSPDS.

Às 17h28min

Até agora, 72 pessoas envolvidas em atos de vandalismo na avenida Dedé Brasil foram apreendidas, segundo informação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). O grupo está sendo levado para o 16º Distrito Policial (DP), localizado no bairro Dias Macêdo. Segundo a delegada titular da unidade, Marília Fernandes, pelo menos 30 pessoas já estão nas dependências da delegacia. Um adolescente foi apreendido e encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Às 16h50min

Polícia tenta fazer dispersão nos arredores da avenida Dedé Brasil. Nesse momento, motocicletas chegaram para dar reforço aos agentes de segurança, que tentam avançar na direção da Parangaba. Apesar da utilização de bombas de gás e balas de borracha, os manifestanes insistem em não recuar. 

Mais cedo, um veículo da TV Diário foi incendiado, mas o fogo já foi contido. Ao longo da avenida Dedé Brasil, podem ser vistas muitas placas e outdoors arremessados ao chão (eles foram utilizados pelos manifestantes para tentar romper o bloqueio policial). Observadores do Ministério Público ainda acompanham o cerco do Batalhão de Choque.

Às 16h04min

Clima continua tenso na avenida Dedé Brasil e nos arredores. Equipes da Cavalaria continuam tentando dispersar os grupos e os helicópteros da Força Nacional sobrevoam a via.  Manifestantes arremessam bolas de gude e objetos diversos na direção dos agentes de segurança.

Às 15h33min

Perto da barreira policial, manifestantes atearam novamente fogo em objetos e uma grande quantidade de fumaça é avistada. Também na avenida Dedé Brasil, um carro da TV Diário foi depredado e incendiado. Outro veículo, pertencente à TV Jangadeiro, foi depredado. Manifestantes também ameaçam incendiar carros estacionados nas vias paralelas. Agora há pouco, a Polícia recebeu reforços. O Batalhão de Choque continua disparando balas de borracha. Torcedores tentam chegar ao estádio Arena Castelão e precisam correr na avenida com os ingressos levantados para o alto.

Às 15h15min

Pelo menos cinco policiais e dois manifestantes estão feridos devido aos confrontos que acontecem na avenida Dedé Brasil. Dois homens da Cavalaria foram atingidos por pedras e bolas de gude. Eles recebem atendimento em um carro da Força Nacional. Uma garota passou mal e precisou ser removida com uma maca por agentes de segurança.

A Polícia responde ao avanço dos manifestantes com pedras com bombas de gás e balas de borracha; helicópteros sobrevoam a avenida. Mais cedo, grupos montaram barricadas e fizeram fogueiras. Agentes de segurança afastaram os manifestantes, pois a preocupação é a existência de um posto de gasolina nas proximidades de onde foi ateado fogo. O Corpo de Bombeiros já está no local.

Moradores do Sumaré, comunidade próxima da área de embate, estão apavorados com a ação da Polícia. Alguns relataram estar sofrendo os efeitos do gás lacrimogêneo dentro de suas casas.

Alguns ônibus - que transportavam torcedores para a Arena Castelão, foram rendidos pelos manifestantes. Um dos veículos - pertencente à empresa Vega, foi pedrejado e teve todas as vidraças quebradas. Os agentes de segurança tiveram dificuldade para fazer os grupos recuarem. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também chegou à avenida Dedé Brasil. Barulho de bombas continua sendo escutado por todos os lados. 

Às 14h

Os manifestantes fizeram uma barricada com pneus e atearam fogo em um trecho da avenida Dedé Brasil. A Polícia usa bala de borracha e bomba de gás para tentar dispersar o grupo.  Um manifestante foi ferido na perna por uma bomba e levado, pela Polícia, para ser atendido após a barreira policial. O Batalhão de Choque avançou e os manifestantes recuaram um pouco. Os observadores do Ministério Público ainda não identificaram excesso da Polícia na ação desta quinta-feira.

Manifestantes quebraram vidraças de ônibus pertencente a empresa Vega

 

 

 

 

 

 

 

 

Moradores do Sumaré, área próxima ao confronto, estão apavorados com a violência na área.

13h30min

Alguns manifestantes passaram a jogar pedras e coquetel molotov nos policiais e conseguiram ultrapassar a primeira barreira. A Polícia revidou o ataque com bombas de gás lacrimogêneo, o que fez dispersar o protesto. O Batalhão de Choque está avançando para evitar que os manifestantes cheguem perto do estádio Arena Castelão. Manifestantes contrários ao ataque gritam "não à violência" no protesto.

13h

Um grupo jogou rojão e atirou fogos de artifício. Nesse momento, alguns mais exaltados jogaram pedras e bolas de gude nos PMs, que não revidaram. Outros manifestantes pediram para que esse grupo parasse com a violência. Após esse primeiro embate, tudo voltou a ficar tranquilo. Observadores do Ministério Público continuam a conversar com os manifestantes para evitar o confronto.

 

12h53min

A Polícia Militar estima que cerca de 5 mil pessoas estejam participando do protesto na avenida Dedé Brasil, neste momento. Continua tudo tranquilo no local da manifestação. Um policial chegou a conversar com um grupo de pessoas. Ele disse que não queria confronto e que qualquer manifestação seria respeitada se os manifestantes não tentassem ultrapassar a barreira policial. Durante a conversa, o grupo repassava as informações ao restante dos participantes. Eles estão na avenida Dedé Brasil, no cruzamento com a rua Corumbá.

12h35min

A manifestação chegou à barreira da Polícia Militar, no Passaré. Observadores do Ministério Público chegaram a conversar com alguns manifestantes mais exaltados, que estavam com pedras na mão, para evitar a violência.  A manifestação segue pacífica. Os manifestantes cantaram o Hino Nacional ao chegar na barreira policial. Agora, eles gritam palavras de ordem.

Após a primeira barreira policial, há mais duas barreiras - a cavalaria da PM e o batalhão de Choque, antes da chegada à Arena Castelão.
 

12h15min

Neste momento,  os manifestantes estão parados no cruzamento entre a avenida Pedro Ramalho com rua Marechal Bittencourt para decidir se irão para o local onde há o bloqueio da Polícia ou se contornam em uma rua paralela para evitar o confronto. Os mais exaltados querem ir em direção ao bloqueio policial. O protesto segue pacífico.

[SAIBAMAIS 2]Viaturas do Ronda do Quarteirão acompanham à distância a manifestação. Helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também está sobrevoando a área.

Muitos sindicatos e associações comunitárias estão participando dessa manifestação, entre eles o Conlutas, o Movimento de Associação Unidas e a Adufce.

11h30min

Manifestantes já começaram a passeata na avenida Dedé Brasil, rumo à Arena Castelão, onde irá ocorrer a semifinal da Copa das Confederações entre Espanha e Itália. Um grupo de cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar, saíram da concentração na pracinha da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi.

O clima é de tranquilidade e há poucos policiais e viaturas acompanhando os manifestantes até o momento. Próximo ao estádio há um bloqueio da Força Nacional. Observadores do Ministério Público Estadual acompanham a passeata para verificar possíveis excessos por parte da Polícia.

Entre os manifestantes, há forte presença de sindicatos e associações, principalmente de policiais militares, que estão à paisana e não quiseram se identificar. O vereador Capitão Vagner (PR) esteve na concentração e conversou com alguns membros da associação.

A manifestação foi organizada via rede social com a criação dos grupos "+ Pão - Circo" e "Fortaleza Corajosa vai parar". Até agora, as principais reivindicações nos cartazes e bandeiras dos manifestantes são relativos à tarifa do transporte público e à entrega imediata das carteirinhas de estudante.

 

Redação O POVO Online com informações dos repórteres Marcos Robério, Jéssica Welma, Mariana Lazari e Samaísa dos Anjos

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Jose Luciano Muniz Lima 28/06/2013 14:15
Quantos assaltantes de bancos foram presos? Nenhum pois se borram de medo e só servem de escudo na fuga dos mesmos. Mas contra trabaçlhador de periferia, estudantes e cidadãos comuns são de uma valentia! Pq nao prendem os COIN infiltrados? É a oligarguia infame que começa e os milicos atacam o povo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ale Oliveira 28/06/2013 09:51
vcs só mostraram a baderna, cadê as boas imagens? não vi nenhuma das minhas fotos!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Dr. Mundico 28/06/2013 07:30
Desculpe a sinceridade,mas uma pessoa que cobre o rosto,sai quebrando vidro de ónibus e ateando fogo em tudo, não pode dizer que esteja protestando.Trata-se de um marginal como outro qualquer que faz isso em qualquer lugar,bastando ter oportunidade.Isso não é manisfestação,é vadiagem e vandalismo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
marcelo 27/06/2013 22:58
Tem que descer a borracha nestes vandalos. Porque ao invés de gas eles nao usam muniçao de verdade. Ao menos na proxima vez iriamos ter menos vandalos nas manifestaçoes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Franse41 27/06/2013 21:02
LEONARDO FERNANDES, você está errado e querendo induzir outros ao erro. A PM teve comportamento exemplar, dentro do contexto. Os TERRORISTAS infiltrados na manifestação deveriam ser transferidos a GUANTÂNAMO. São malfeitores, enganadores. A Repressão foi necessária e moderada.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
36
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>