O POVO


pró-cotista

Caixa volta a ofertar financiamento mais barato de imóvel

03/09/2016 | 21:07

A linha de financiamento de imóveis pró-cotista, que é a mais barata do mercado para imóveis com valor maior do que R$ 225 mil, voltou a ser ofertada pela Caixa Econômica Federal. O banco informou que o crédito está disponível para os clientes desde o último dia 16 de agosto.

O crédito esteve suspenso devido à escassez de recursos, mas, de acordo com o banco, a linha voltou a ser disponibilizada após anúncio do conselho curador do FGTS de que teria adicionais de R$ 3, 6 bilhões.

A pró-cotista tem taxas que variam de 7,85% a 8,85% ao ano, dependendo do cliente. Além das taxas de juros, a Caixa manteve o prazo de financiamento e porcentual do imóvel que pode ser financiado.

Esse porcentual financiado chega a 80% do valor dos imóveis novos e usados. O prazo máximo de financiamento oferecido é de até 360 meses, e não há limite de renda.

Pré-requisitos dos benefiicários

a) Possuir, no mínimo, 03 anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não, na mesma empresa ou empresas diferentes, e atenda, ainda, no mínimo um dos seguintes requisitos:

. comprove a existência de contrato de trabalho ativo, mesmo quando os recolhimentos devidos não tenham sido efetuados pelo empregador, ou seja, quando a conta não possuir saldo; ou

. apresentem contrato de trabalho inativo com saldo em conta vinculada do FGTS, na data de concessão do financiamento, correspondente a, no mínimo, 10% do valor da avaliação do imóvel.

b) Considera-se contrato de trabalho ativo o que está gerando contribuição ao FGTS;

c) Não ser proprietário, promitente comprador de imóvel residencial, pronto ou em construção, localizado na região metropolitana de atual residência ou em exerça sua ocupação principal;

d) Não ser titular de outro financiamento ativo concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do território nacional.

Fonte: FGTS

Redação O POVO Online