O POVO


MERCADO AÉREO

Latam reduzirá operações no Brasil devido à crise no país

28/04/2016 | 22:37

A Latam Airlines, empresa formada pela fusão entre a companhia área chilena Lan e a brasileira TAM, anunciou que reduzirá suas operações no Brasil. O recuo de investimento ocorrerá devido à crise econômica e política no País. O anúncio foi realizado nesta terça-feira, 26, durante reunião com acionistas em Santiago, capital chilena. As informações são da agência AFP.

Com o anúncio da Latam, começou a circular no WhatsApp a informação de que a instalação do hub da Tam no Nordeste seria afetada. Ao O POVO Online, a Secretaria de Turismo do Ceará disse não ter recebido nenhuma informação oficial sobre essa questão envolvendo a implantação do centro internacional de conexões de voos.

De acordo com a AFP, a Latam classificou a crise brasileira como a mais grave dos últimos anos, estimando que ela se aprofundará ao longo deste ano, após a contração de 3,8% do PIB em 2015. A agência afirma que a companhia teve um prejuízo de US$ 219 milhões no ano passado.

Entre as medidas que serão adotadas pela empresa, estão previstas redução dos voos no país e um corte de ASK (assentos por quilômetro) entre 8% e 10%, conforme a AFP. Os dados do anuário de 2015 da companhia apontam que os mercados do Chile e Peru tiveram melhor desempenho. Já a Argentina apresentou uma melhora em seu mercado aéreo, após a mudança de governo.

 

Redação O POVO Online