O POVO


Em 2015

Vendas de tablets no Brasil caem pela primeira vez

21/03/2016 | 12:09

Foram vendidos 5,8 milhões de tablets no Brasil em 2015, número 38% menor do que o observado em 2014. Essa é a primeira vez que o número de vendas cai desde que o aparelho começou a ser comercializado no país, em 2010. A expectativa para 2016 também é de retração, que deverá ser de 29%.

Entre os tablets vendidos no ano passado, 90,8% (equivalente a 5,73 milhões de unidades) foram de modelos convencionais, com o restante (111 mil unidades) sendo notebooks com telas descartáveis. Os dados foram divulgados pela IDC Brasil.

Segundo a IDC Brasil, a alta do dólar foi fator determinante para a baixa das vendas, tendo feito com que empresas estrangeiras deixassem o país. Além disso, há também a competição dos smartphones, alguns dos quais têm saído com telas maiores e costumam ser mais baratos que os tablets.

Em 2015, a média de preço dos tablets foi de R$ 448, alta de 2% em comparação com 2014, quando o tíquete médio era de R$ 440.

Redação O POVO Online com agências