O POVO


pesquisa

Atividade industrial cearense se intensifica em agosto

26/09/2014 | 12:12

A indústria de transformação cearense apresentou, pelo segundo mês consecutivo, uma evolução do  volume de produção, recuperando-se da queda acentuada apresentada no mês de junho, sengundo a pesquisa Sondagem Industrial, elaborada pelo Instituto de  Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em julho e agosto, o Ceará apresentou recuperação do volume de produção industrial, o que não ocorreu para a indústria nacional, que acumulou queda em seu indicador pelo 10° mês consecutivo. O resultado aponta perspectivas positivas para recuperação do setor no 2° semestre.

O índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o nono mês consecutivo abaixo do usual. Porém, em agosto, o estado apresentou a menor ociosidade do maquinário em 2014, com indicador de 47,3 pontos,  aproximando-se do valor usual para o mês (50 pontos). A média nacional se situou em valores próximos a 40 pontos pelo terceiro mês consecutivo.

Os estoques de produtos finais da indústria permaneceram acima do planejado (53,4 pontos). Entretanto, o excesso de estoques se aproximou do planejado pelos industriais, o que contribuirá para a manutenção dos níveis  de produção. No País, o acúmulo de estoques se situou no mais alto nível dos últimos treze meses.

Com estoques acima do planejado e elevado número de meses consecutivos com baixa utilização do maquinário,  o setor industrial prosseguiu empregando menos. Em agosto, o indicador de 46,7 pontos representou a décima redução consecutiva no número de empregados. Devido à baixa flexibilidade do mercado de trabalho no País e o  menor nível de otimismo dos empresários, é possível que a recuperação da produção industrial só se traduza em  elevação do nível de empregos no início de 2015.

Redação O POVO Online