O POVO


Turquia

Mudança climática derruba colheita de avelãs e ameaça produção de Nutella

21/08/2014 | 11:55

Cerca de 70% de avelãs do mundo são cultivadas na Turquia, mas a safra deste ano é provável que seja acentuadamente mais baixa depois de tempestades de granizo e geadas, ocorridas no final de março, terem destruido plantações do produto. Com a falta de oferta, os preços subiram 60% e atingiram o maior nível em mais de uma década, segundo informações do jornal britânico The Guardian.

A extensão total dos danos ainda não é clara, mas a indústria turca se prepara para uma colheita que pode ser reduzido para 540 mil toneladas, contra as expectativas pré-gelo de até 800 mil toneladas.

Enquanto isso, os preços da amêndoa teve a maior alta em nove anos, por causa da seca na Califórnia, maior produtor do mundo, enquanto um período de seca prolongada no Brasil em janeiro e fevereiro reduziu a colheita de café, elevando os preços.

O aumento no valor de amêndoas, cacau e café afeta empresas do ramo alimentício tais como a Ferrero Rocher, que utiliza as matérias-prima em seus produtos.

A marca, que também produz a Nutella, é a maior compradora mundial de avelãs, usando 25% da oferta no mundo. A Ferrero não ajustou os preços, mas o creme de avelã pode ficar mais caro.

Redação O POVO Online