[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Pudim: 10 receitas desta deliciosa sobremesa | O POVO Online
RECEITA DO DIA 15/07/2013 - 14h02

Pudim: 10 receitas desta deliciosa sobremesa

Como fazer 10 receitas práticas e rápidas de pudim
notícia 0 comentários
divulgação
Pudim é uma sobremesa simples e saborosa
Compartilhar

1. Pudim de doce-de-leite
Ingredientes:
2l de leite
1kg de açúcar
9 gemas
1 ovo

Modo de preparo:
Misture bem o açúcar e o leite numa panela grande. Cozinhe por três horas em fogo baixo ou até que o volume fique pela metade. Retire a calda de leite do fogo e passe por uma peneira e deixe esfriar. Coloque as gemas e o ovo numa tigela grande e bata com batedor por três minutos. Separe um litro do doce de leite e adicione delicadamente em fio à mistura de ovos. Misture bem até ficar homogêneo. Reserve. Pré-aqueça um forno a 170 °C. Caramelize uma forma de pudim. Ponha a massa do pudim na forma e cubra com papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria por uma hora e meia. Deixe esfriar e leve à geladeira por, no mínimo, três horas. Desenforme e sirva.
Rendimento: doze porções.

2. Pudim de tapioca
Ingrediente:
1 xícara de farinha de tapioca
1l de leite morno
1 pacote de coco ralado
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
6 ovos ligeiramente batidos
1 1/2 xícara de açúcar
½ xícara de água

Modo de preparo:
Deixe de molho a tapioca no leite por aproximadamente uma hora, mexendo sempre para não encaroçar. Junte todos os ingredientes. Derreta o açúcar e acrescente a água. Deixe ferver até dissolver os caroços. Caramelize uma forma e despeje todos os ingredientes. Leve ao microondas por 12 minutos na potência alta. Desenforme morno e sirva gelado.
Rendimento: dez a doze porções.

3. Bolo de pudim com chocolate
Ingredientes:
1 xícara de açúcar
½ xícara de manteiga
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 ½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de chocolate em pó
½ xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Coloque o açúcar numa panela e derreta em fogo baixo. Quando estiver dourado, junte uma xícara de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Retire do fogo e espalhe numa fôrma redonda de furo no meio. Bata na batedeira a manteiga, as gemas e o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha, o chocolate, o leite e torne a bater para misturar bem. Desligue a batedeira. Bata as claras em ponto de neve, acrescente o fermento e despeje na massa. Misture delicadamente, até obter uma massa lisa e despeje na fôrma com a calda. Bata no liqüidificador, os ovos, o leite condensado, o leite e a essência de baunilha. Despeje delicadamente na fôrma, sobre a massa. Asse em banho-maria, no forno médio, pré-aquecido, por cerca de uma hora e meia. Espere esfriar e desenforme em um prato grande.
Rendimento: doze porções.


4. Pudim de queijo
Ingredientes:
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
7 colheres (sopa) de farinha de trigo
1l de leite quente
7 colheres (sopa) de queijo ralado
1/2kg açúcar
1 pacote de coco ralado
2 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje numa forma untada com manteiga. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 40 minutos, mais ou menos. Deixe esfriar, desenforme e despeje uma calda de açúcar por cima. Sirva gelado.
Rendimento: dez porções.

5. Pudim de chocolate no vapor
Ingredientes:
180g de bolo de chocolate
2 colheres de chá de canela em pó
90g de chocolate meio amargo
175ml de leite
60g de manteiga
60g de açúcar granulado
3 ovos com clara e gemas separados
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de bicarbonato de sódio
100g de chocolate amargo ou meio amargo
30g de manteiga sem sal
5 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de rum ou conhaque

Modo de preparo:
Corte o bolo de chocolate em pedaços. Passe-os ligeiramente pelo liqüidificador para transforma-lo em farelos. Misture a esses a canela em pó. Derreta o chocolate como leite, mexendo até obter uma mistura homogênea, e reserve. Bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas, uma de cada vez, até incorporá-las. Acrescente o leite com chocolate aos farelos do bolo e misture bem. Junte à manteiga com o açúcar e as gemas. Adicione a baunilha. Bata as claras em neve, com uma pitadinha do bicarbonato. Junte à mistura de chocolate. Passe para fôrma untada, cobrindo-a com um pedaço dobrado de papel siliconizado. Estique um pano de prato sobre a abertura da fôrma e amarre com firmeza, sob as bordas, com cordão. Levante as pontas do pano de prato, unindo-as e amarrando-as para formar uma alça. Apare os excessos do papel siliconizado. Ponha um pires emborcado no fundo de uma panela funda. Encha a panela o suficiente para cobrir metade da lateral da fôrma de pudim. Aqueça a água e quando ela estiver fervendo ponha o pudim na panela, tampe e deixe cozinhar por 65 a 75 minutos. Retire o pudim da água com cuidado. Remova o pano de prato e o papel. Passe uma faca pela circunferência interna da forma para poder soltá-lo, e desenforme-o num prato fundo. Cubra-o com a calda de chocolate quente ao servir. Derreta os três primeiros ingredientes juntos, numa panela pequena de fundo pesado, em fogo baixo, mexendo constantemente. Quando formarem uma mistura homogênea, junte o rum ou o conhaque. Sirva a calda quente ou fria, como desejar.

6. Pudim de arroz e abacaxi
Ingredientes:
1 xícara de creme de leite sem soro
½ xícara de água
½ xícara de arroz instantâneo
400ml de abacaxi picado em conserva
½ xícara de açúcar
Morangos fatiados
Semente de papoula a gosto

Modo de preparo:
Numa tigela, bata o creme de leite até que forme picos suaves. Refrigere. Numa panela, coloque para ferver a água. Junte o arroz. Cozinhe por cinco minutos. Retire do fogo. Deixe esfriar. Numa tigela, misture todos os ingredientes, exceto os morangos e as sementes de papoula. Divida em taças de sobremesa. Enfeite com morangos frescos. Salpique com as sementes de papoula.
Rendimento: seis pessoas.

7. Pudim light de manga e lanranja
Ingredientes:
1 copinho de iogurte natural magro (125g)
1/2 chávena de leite magro (120ml)
3 colheres de sopa de adoçante em pó
3 folhas de gelatina incolor
1/2 chávena de sumo de laranja (120ml)
1 manga cortada em cubos
1 laranja às rodelas para decorar

Modo de preparo:
Mergulhe as folhas de gelatina (previamente demolhadas em água) no sumo de laranja. Leve a banho maria (ou ao microondas) para dissolver por completo. Numa tigela, bata o iogurte, o leite e o adoçante, misture a gelatina dissolvida com o sumo de laranja. Junte a manga picada, mexendo cuidadosamente. Coloque a mistura numa forma de pudim ou em quatro forminhas individuais e leve ao freezer no mínimo 2 horas ou de um dia para o outro.Na altura de servir, desenforme e decore com as rodelas de laranja.
Rendimento: quatro porções.

8. Pudim de canela
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite
3 ovos
2 colheres (sopa) de canela em pó

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Caramelize uma forma de furo no meio, despeje o creme e cozinhe no forno, em banho-maria, até ficar firme. Desenforme depois de frio e sirva bem gelado.

Rendimento: dez porções.

9. Pudim de laranja
Ingredientes para o caramelo:
75ml de água
100g de açúcar
4 laranjas grandes
5 ovos
60g de açúcar
Fatias de laranja para enfeitar

Modo de preparo:
Ponha a água numa panela, junte o açúcar e cozinhe em fogo brando, até dissolver, mexendo, de vez em quando, com uma colher de pau. Ao levantar fervura, não mexa mais e deixe dourar. Atenção! Não mexa a calda enquanto estiver fervendo, caso contrário ela pode cristalizar. Baixe o fogo e continue cozinhando, girando a panela, para que a cor do caramelo fique uniforme. Cozinhe a calda até ficar dourado-escura, mas não demais. Despeje o caramelo nas forminhas, dividindo por igual. Gire as forminhas, para que todo o fundo fique coberto com uma camada fina e uniforme. Deixe esfriar.

Aqueça o forno a 180 ºC. Prepare um suco com as laranjas, que devem render duas xícaras de chá. Numa tigela grande, bata os ovos com o açúcar, até misturar bem. Devagar, junte o suco de laranja. Coe na peneira de plástico, dentro de uma jarra, para ficar mais fácil de transferir para as forminhas carameladas. Estenda um pano no fundo de uma assadeira e coloque as forminhas sobre o pano. Despeje água quente na assadeira até mais ou menos a altura das forminhas. A seguir, coloque a assadeira no forno pré-aquecido. Asse os pudins por 20 a 25 minutos, até que o creme esteja firme. Enfie um palito - quando sair limpo, está pronto. Leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas. Ponha um prato sobre a forminha, vire os dois e deixe que o caramelo escorra em volta. Sirva gelado.

10. Pudim de chocolate com café e leite
Ingredientes:
1 embalagem de pudim sabor chocolate
500ml de leite
1 colher (sopa) de café solúvel
1 colher (sopa) farinha de trigo tradicional Sol Tipo 1
1 ½ xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 gotas de essência de baunilha

Modo de preparo:
Dissolva bem o pudim no leite junto com o café solúvel. Leve ao fogo brando e deixe até engrossar, mexendo sempre. Cozinhe por mais 1 minuto. Coloque em uma forma ou em taças individuais. Deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Em uma panela, misture bem a farinha no leite. Junte o açúcar e a essência de baunilha. Leve ao fogo brando e deixe até engrossar, mexendo sempre. Deixe amornar para servir com o pudim.
(Fonte: receita Chocolate com Pudim cedida pela marca de misturas para bolo e sobremesas Sol.)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>