O POVO


De 3 a 7 de agosto

Confira programação da Caixa Cultural Fortaleza esta semana

01/08/2016 | 18:00

Os espetáculos do argentino Sergio Mercurio estarão em temporada na Caixa Cultural Fortaleza (avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema) durante a programação desta semana. Ele traz o projeto El Titiritero de Banfield - Retrospectiva, que já se inicia nesta quarta-feira, 3, com a apresentação do espetáculo Velhos, às 20 horas. Na quinta-feira, 4, a programação segue com o espetáculo Beatriz, a história de uma mulher inventada, às 20 horas.

Já na sexta-feira, 5, é a vez do El Tiriritero de Banfield, às 20 horas. No sábado, 6, às 17 horas, terá a exibição do longa-metragem "O filme da rainha". A entrada  para este filme é gratuita.

 

Logo em seguida, às 20 horas, será a vez da apresentação do espetáculo En Camino. Para finalizar, domingo, 7, será a apresentação do espetáculo Banfield México, às 19 horas.

Esta é a quarta vez que o argentino vem a Fortaleza. Em 2012, ele trouxe a trilogia El Titiritero de Banfield. Já em 2013, ele fez temporada com a peça Velhos e, em janeiro deste ano, esteve com "Aqueles Velhos de M...".

Os ingressos para conferir os espetáculos custam R$ 10 (R$ 5 meia) cada. As vendas iniciam nesta terça-feira, 2, das 10 às 20 horas, na Caixa Cultural Fortaleza, localizado na avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema. A classificação indicativa é de 16 anos para todos os espetáculos.

Espetáculos

Em Velhos, personagens idosos mostram-se tal como são: não têm reparos, resistiram ao tempo de seu jeito. É o caso de Tronco, um velho raivoso e carrancudo que, sentado diante do infinito, critica e resiste à morte. Assim como o casal Rosa e Arturo, acamados no hospital após serem atropelados, divertem a plateia com uma discussão acalorada. Manipulado juntamente com Rosimari Jacomeli, surge a simpática e gigante boneca Eduviges, que encanta o público ao lado de sua borboletinha.

Beatriz, a história de uma mulher inventada, conta o caso de uma mulher que trabalha muito, mas que se sente muito só. A peça recorre diferentes momentos da vida desta mulher inventada. Beatriz ocupa o espaço vazio construindo seu universo, desdobrando-se entre seu marido, filhas, clientes e mãe. Além de Mercurio, Laura Pagés também assina o roteiro e atua na peça.

No conhecido El Titiritero de Banfield, o ator interpreta a si mesmo. Os títeres com os quais o titiritero convive, compartilha momentos e brigas, são personagens de um bairro. Eles se aproximam do público e recriam no teatro um ambiente de bairro. Os personagens transitam como se estivessem no lugar de onde saíram.

En Camino
coloca em cena as situações e os personagens com os quais um jovem enfrenta por viver viajando. Os bonecos, neste caso, recorrem às suas realidades para satirizar tal viagem.

Por meio da técnica de stand up, a montagem De Banfield a México conta a história de uma cruzada a cavalo em direção ao Alasca, seu fracasso e o nascimento do titiritero. O espetáculo, estreado em 1997, foi apresentado durante sete anos, sem que o Sergio tivesse pisado no México, fato que ocorreu apenas em 2004. As histórias são anedotas e histórias reais.

Serviço
El Titiritero de Banfield - Retrospectiva
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 3 a 7 de agosto de 2016
OBS: Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Manobrista gratuito no local
Informações gerais: (85) 3453-2770

Redação O POVO Online