O POVO


Charges

O POVO Online estreia Humor do Dia nesta terça-feira

06/06/2016 | 19:35

O cartunista Guabiras e O POVO Online estreiam uma nova aventura nesta terça-feira, 7. Sempre às 18 horas de terça, quinta e sábado, horário escolhido pelo próprio quadrinista, as redes sociais do O POVO Online vão trazer uma nova charge do artista, conectado com o que acontece no Ceará e no mundo. 
 
Conhecido pela afinidade de suas obras com a cultura-pop, Carlos Henrique Santos da Costa, de 38 anos, já tem cerca de 4 mil tirinhas arquivadas e mais de 50 títulos de fanzine produzidos. Há 18 anos no O POVO, Guabiras tem sua extensa produção distribuída em revistas como a MAD, de São Paulo, e Tarja Preta, do Rio de Janeiro, além de uma série de quatro tirinhas publicada no jornal norte-americano Extra. Em 2015, venceu o prêmio ESSO na categoria Criação Gráfica junto com o Núcleo de Imagem do Jornal O POVO.
 
Admirador de nomes como Angeli, Larte e Glauco, Guabiras lembra que sempre fez charges. "Eu montava os fanzines baseados na Mad e já vendia na escola sem nem saber o que era fanzine. Eu criava as próprias histórias baseado nas putarias da escola e vendia entre eles (colegas)", conta. "Você tem que evoluir. Tenho personagens que se desenvolveram conforme o mundo vem evoluindo". 
  
A inspiração, conta, vem de todos os lugares. Dos quadrinhos, dos filmes e, principalmente, das situações cotidianas. "Vou no shopping rascunhar como é que as pessoas estão se vestindo, como é que estão as mesas no bar", relata. "De qualquer situação dá pra tirar uma ideia". E o objetivo é sempre o mesmo. "Quanto mais eu fizer as pessoas rirem, pra mim, é o melhor que tem. É o melhor prêmio que tem".
 
Redes sociais
 
Para a coordenadora do Núcleo de Mídias Sociais, Natercia Melo, Guabiras traz um "olhar diferenciado" e voltado para o público da Internet. "É uma característica do O POVO Online soltar coisas leves, como o Fim do Expediente. E a gente levar isso para as mídias sociais tem uma importância de fazer as pessoas se identificarem com o nosso conteúdo", explica. 

Divulgação