Festival de Cannes 23/05/2016 - 08h36

Uma ode à mediocridade

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18984, 'email': 'vidaarte@opovo.com.br', 'nome': 'Pedro Azevedo'})
Pedro Azevedo vidaarte@opovo.com.br
ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP
Após 10 anos, Ken Loach voltou a ganhar a Palma de Ouro

Se pudéssemos dizer que havia um consenso por parte da crítica internacional presente em Cannes, era de que o longa alemão Toni Erdmann (de Maren Ade) iria confirmar seu favoritismo e levar a Palma de Ouro. O filme teve uma média de 3.7 num máximo possível de 4 estrelas, melhor índice deaprovação que se tem notícia na história do festival. Contra todas as expectativas, não só Toni Erdmann saiu do Grand TheatreLumière sem nenhum prêmio, como Aquarius (de Kleber Mendonça Filho), grande favorito na categoria de melhor atriz, também foi esnobado pelo júri presidido pelo cineasta australiano George Miller (diretor de Mad Max).

Eu, Daniel Blake foi o grande vencedor da noite, dando ao britânico Ken Loach sua segunda Palma de Ouro na carreira, dez anos depois da conquista por Ventos da Liberdade. Não se trata de um mal filme, mas tem aquele gostinho amargo de “mais do mesmo”, idêntico aos trabalhos mais recentes do cineasta, então nesse sentido parece um prêmio covarde e pouco ambicioso. Aliás, para resumir minha maior frustração, é particularmente triste ver os prêmios serem entregues aos filmes medianos, pois são exatamente esses os que não vou nem lembrar sequer do que se tratam em aproximadamente duas semanas.

É óbvio que as apostas e especulações da imprensa não representam garantia de absolutamente nada, mas pelo menos servem de termômetro e apontam para uma lista de favoritos à premiação. Então imaginem a surpresa de todos quando nenhum dos favoritos saíram premiados. Além de Toni Erdmanne Aquarius, outros filmes como Elle(de Paul Verhoeven), Paterson (de Jim Jarmusch)eSierranevada(de Cristi Puiu) também foram esquecidos por Miller e seus companheiros de júri.

Divulgação
O Brasil foi contemplado com o prêmio de melhor documentário de 'Cinema Novo'
O Brasil pelo menos pôde comemorar o prêmio de melhor documentário cedido à Cinema Novo (de Eryk Rocha) ainda ontem. Outra notícia boa aos brasileirosfoi a menção especial do júri dada ao curta-metragem de João Paulo Miranda A moça que dançou com o diabo.

Vamos então à premiação bizarra da noite: Xavier Dolan, que já havia ganhado prêmio do júri (equivalente ao terceiro lugar) em 2014 por Mommy, escalou uma posição e ficou com o grande prêmio do júri pelo seu horroroso Apenas o fim do mundo. O filme do canadense só não teve a pior recepção do festival porque Sean Penn garantiu um 0.2 pelo seu igualmente horrível The last face.

Cristian Mungiu garantiu seu terceiro prêmio seguido, pelo menos na competição principal,em Cannes, ao levar melhor direção do lado de Olivier Assayas, esse sim uma surpresa, pois seu PersonalShopperdividiuopiniões e era um dos menos cotados a prêmios.

O prêmio do júri foi para o fraco American Honey (de Andrea Arnold), que ficou no limbo do razoável; o de ator e roteiro para o péssimoThe salesman(de AsgharFarhadi), filme maniqueísta que reprisa os piores cacoetes do cineasta iraniano; e melhor atriz para o quase ruim Ma’Rosa(de Brillante Mendoza), que, enfim, tirou a palma mais do que merecida à Sônia Braga.

É uma pena que num ano com uma competição repleta de filmes instigantes e desafiadores, o júri de Cannes tenha premiado apenas aqueles que estão da metade para baixo na escala de grandezae desprovidos de potencial para deixar qualquer marca (positiva ou mesmo negativa) na história do cinema, filmes que você, a exemplo de mim, provavelmente vai esquecer daqui a duas semanas.A parte boa é que o tempo é implacável e, com prêmio ou sem prêmio, vai ser justo com todos os grandes filmes. Aliás, quem foi que ganhou a Palma de Ouro no ano passado mesmo ein?

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>