[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Não estamos em guerra O POVO
Segurança pública 05/05/2014

Não estamos em guerra

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18931, 'email': 'ricardomoura@opovo.com.br', 'nome': 'Ricardo Moura'}
Ricardo Moura ricardomoura@opovo.com.br
Compartilhar


Para fins de pesquisa, participo de diversos grupos de discussão e sigo perfis em redes sociais cujo tema principal é a segurança pública. Pode-se encontrar, nesses espaços virtuais, informações preciosas como indicação de livros, artigos e links sobre o assunto. Paralelamente a isso, no entanto, há também uma coisa que me incomoda e que percebo como sintoma de um fenômeno de maior alcance: a persistência de uma visão de mundo marcada profundamente pela Doutrina da Segurança Nacional, ideologia que norteou parte das ações do Governo brasileiro durante a Ditadura Militar.


Embaixo de um artigo sobre o crime organizado, é possível ver imagens de apoio a uma jornalista que “compreende” o linchamento público ou um vídeo que defende a candidatura à presidência de um deputado que sente saudade dos tempos da ditadura. Há ainda montagens contra o atual governo, responsabilizando-o por tudo de ruim que ocorre no país e até fora dele.


Os exemplos citados são uma pequena mostra de um pensamento que se espreita e se esquiva entre as mais diferentes classes sociais: do professor universitário que dá aula em homenagem à “Revolução de 1964” ao comerciante da periferia que paga justiceiros, sob a fachada de empresa de vigilância, para obter “proteção”.


Longe de ter sido sepultada após o fim do regime militar, ecos da Doutrina da Segurança Nacional podem ser observados no discurso produzido sobre o aumento da criminalidade. Trata-se de uma concepção de segurança pública fortemente marcada por expressões militares e pela criminalização da pobreza.


Nos espaços virtuais dedicados à atuação da polícia é possível encontrar a surrada expressão “bandido bom é bandido morto” reproduzida sob as mais diversas formas. No início do ano, fotos de um jovem morto sob a acusação de matar um policial militar foram compartilhadas com a frase “menos um”. Sem muito alarde, essa ideologia se dissemina por meio da fala de um deputado, em comentários de sites de notícia ou naquela foto que o colega de trabalho compartilhou.


A redução no número de homicídios deverá ser incluída na segunda fase dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, dada a gravidade do problema. No Ceará, o modelo vigente tem se mostrado ineficaz em assegurar a defesa da vida humana. Investe-se muito, mas a partir de uma lógica de policiamento que apresenta claros sinais de esgotamento. A criação das Áreas Operacionais Integradas é uma tentativa de resposta a essa crise estrutural. Contudo, sem uma mudança mais profunda no paradigma atual - que prevê ações meramente policialescas contra a violência - os resultados obtidos tendem a ser os mesmos. Daí a sensação de perplexidade diante da escalada de homicídios.


Esse novo modelo de segurança pública ainda não existe e nem deverá ser uma transposição literal do que foi feito em outros locais. A participação da sociedade civil nessa tarefa é imprescindível. Cabe a ela discutir, juntamente com o poder público, uma política pública de segurança de cunho mais democrático.


Precisamos de um modelo de segurança pública eficiente e que, ao mesmo tempo, garanta a dignidade da vida humana nos seus mais diversos aspectos. Isso significa que viver sob um regime de estado de exceção é inadmissível, mesmo que seja em nome da “nossa” segurança. Se, nos mais diversos campos da sociedade, nos livramos do fantasma da Ditadura, é urgente que essa sombra seja dissipada em definitivo no que diz respeito à segurança pública.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Segurança Pública

RSS

Segurança Pública

Ricardo Moura

Escreva para o colunista

Atualização: Segunda-feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Colunas O POVO | Segurança Pública