[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] No tempo que chuteira tinha prego | Coluna Ora Bolas | O POVO Online
Ora bolas 27/01/2011

No tempo que chuteira tinha prego

BANCO DE DADOS
Gildo teve golaço invalidado por roubalheira
Compartilhar

MEMÓRA DA BOLA

O poeta do samba Elton Medeiros escreveu certa vez que “povo sem memória vira fantasma de si mesmo” e nada como uma mexida no passado com um pouco das histórias de futebol para frear um pouco essa obsessão da cultura de espetáculo e do aqui e agora que vive o futebol brasileiro.


Foi com esse espírito e influenciado pelo lançamento do livro e do DVD do Alberto Damasceno que remexendo na estante encontrei “Um Prego na Chuteira“ do Deusdeth Nunes – O Garrincha - e é deste livro que extraio as duas histórias que vão.


O Ceará Sporting estava no auge e tinha o atacante Gildo na condição de ídolo maior quando foi convidado pelo River para uma partida amistosa em Teresina. O Estádio Lindolfo Monteiro lotado. Jogo iniciado e num rápido contra ataque Gildo acerta uma bomba.


O goleiro Caxambu só viu o rombo na rede. O juiz Abdala Jorge Curi ficou sem ação e o estádio em silencio esperando a decisão do árbitro. Não houve vibração porque todo mundo torcia pelo time da casa e o árbitro deu um pique para consultar o bandeirinha.


O bandeirinha disse que não foi gol, mas o juiz por desencargo de consciência perguntou para um guarda civil que estava atrás da meta. O senhor aí! A bola entrou ou não? Seguinte. A bola passou por dentro, mas não ficando dentro das redes não é gol. O gol não valeu!


Ao assumir a presidência do Tiradentes do Piauí, o coronel Jofre do Rego Castelo Branco tinha o propósito de imprimir a linha dura porque a liberalidade era enorme com todos os jogadores se esbaldando nas noitadas fazendo o que queriam e chamou o treinador e disse.


“O time está caindo pelas tabelas. Vamos levantar o moral e quero ver todo mundo treinando forte a semana toda. Escreve aí! Segunda: treinamento físico pela manhã e com bola de tarde. Terça: treinamento de corrida pela manhã e de tarde jogo de bola.


Quarta: ordem unida de manhã e de tarde pular barreira. Quinta: treinar chutes e jogo de bola pela manhã e de tarde marcha de 16 km. Sexta de manhã....foi aí que o técnico interrompeu. Sexta é com xis ou com s, Coronel? Sexta-feira vai ser folga, muda pro sábado”, finalizou o Coronel.

 

O estádio lotado e Gildo acerta uma bomba.


O goleiro Caxambu só viu o rombo na rede


A bola entrou?

Seguinte. A bola passou por dentro, mas não ficando dentro das redes não é gol.

“Sexta-feira é com “x” ou com “s”, Coronel? Sexta-feira vai ser folga, muda pro sábado”, soltou o Coronel.

 

> TAGS:
Sérgio Redes
Compartilhar
espaço do leitor
deusdeth nunes 28/06/2011 15:11
Caro Sérgio, lancei PELADAS & PELADEIROS E DESEJO MANDAR UM EXEMPLAR PARA VOCê. MANDE ENDEREÇO.ABRAÇAO GARRINCHA DO PIAUI
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Henrique 01/02/2011 11:01
Diante do mercantilismo de hoje em diaé melhor ficarse lembrando do futebolromântico de antigamente
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Henrique 01/02/2011 10:54
Diante do mercantilismo de hoje em diaé melhor ficarse lembrando do futebolromântico de antigamente
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Roberto 29/01/2011 10:48
Histórias do futebol são sempre interessantes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
lidioneto 27/01/2011 16:11
Voce, voltou ao passado, com todo gás.O garrincha(eu conheci) é demais....Tenho outras Estórias, contadas pelos próprios jogadores de futebol na nossa querida AGAPCE(que a FAAP quer acabar), que vou mandar pra você Personagens:Zé preguinho,Josué, Alves, Nicacio, Macelo Rocha, Arthur, Marcos do Boi,Gilvan Dias(saudoso),Alisio Cravo Roxo(com X),Tangerina,Carneiro,Pacoti,etc
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
6
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Oras bolas

RSS

Oras bolas

Sérgio redes

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Oras bolas

Powered by Feedburner/Google