[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Praia de Iracema: De Praia do Peixe a berço da boemia cearense | Coluna O POVO nos Bairros | O POVO Online
o povo nos bairros 09/05/2013

Praia de Iracema: De Praia do Peixe a berço da boemia cearense

SARA MAIA
Segundo pesquisador, a mudança do nome para Praia de Iracema ocorre na década de 1930
Compartilhar

 

Praia de Iracema

Bairro que nasce na beira da praia, quase sempre, tem vocação para “sobreviver” do mar. Com a Praia de Iracema não foi diferente. Isso fica explícito pelo nome como o bairro era conhecido anteriormente: Praia do Peixe. Na recordação da aposentada Nadja Albuquerque, 67, está a imagem de um lugar habitado, principalmente, por pescadores. “Antes, tinham muitas jangadas. Hoje, não tem mais nada”, comenta.


O início do bairro foi bem simples. A aposentada Lourdes Nepomuceno, 77, relembra que “era tudo casinha de taipa”. A rua onde mora, atualmente chamada de Tomás Lopes, “era só o areal”.


Há 62 anos, ela deixou a família em Mombaça e veio para Fortaleza com uma parente distante. Fugia de uma decepção amorosa. Na Praia de Iracema, encontrou um novo amor, com quem foi casada por 39 anos. Também foi onde deu à luz e criou os seis filhos.


Segundo o turismólogo Gerson Linhares, a mudança do nome para Praia de Iracema ocorre na década de 1930, após um concurso realizado em Fortaleza. A escolha teria uma forte relação com a obra Iracema, do escritor cearense José de Alencar. Inclusive, a maioria das ruas do bairro homenageia tribos indígenas, como os Tabajaras, Cariris e Potiguaras.


Moradia


No início do século XX, o bairro começou a ser utilizado para a construção de casas de veraneio pelos fortalezenses. De acordo com Gérson, esse perfil foi alterado pela chegada da família pernambucana Magalhães Porto, pois ela decidiu construir a residência familiar no bairro. Hoje, o prédio abriga o famoso Estoril. “Houve uma quebra de paradigma, pois foram morar ao lado da praia e começaram a ser benfeitores do lugar”, explica Linhares.


Com a chegada da década de 1940, a Praia de Iracema passa a ser frequentada pela boemia fortalezense e esta se torna a “impressão digital” do lugar. Tudo começou pelo atual Estoril, que era utilizado como cassino pelas tropas americanas sediadas em Fortaleza durante a Segunda Guerra Mundial.


Cantada por Luiz Assunção como “a praia dos amores que o mar carregou”, a Praia de Iracema sofreu com o avanço do mar, após a construção do porto do Mucuripe na década de 1950. “Eles falam sobre o mar, mas também da mudança de costumes. Os intelectuais e músicos começaram a perceber as mudanças que aconteciam nos bairros”, pontua Gerson.


Patrimônio histórico


A Praia de Iracema é, junto com a Jacarecanga, considerada um “Bem de Relevante Interesse Cultural” para Fortaleza. Segundo o coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Alênio Carlos Noronha Alencar, isso se deve à existência de “uma memória coletiva muito forte” em relação ao bairro. “Temos as edificações históricas e também as vivências que perpassaram a cidade. Era o local onde, muitas vezes, reuniam-se os intelectuais, jornalistas, músicos e profissionais liberais”, afirma.


Na avaliação do turismólogo Gerson Linhares, o modelo de turismo adotado no local fez com que se perdesse o foco na preservação patrimonial e cultural do lugar. “A Praia de Iracema foi vítima de um turismo mal planejado. Isso fez com que as casas antigas fossem sendo transformadas em bares, por exemplo”, critica o turismólogo.   

 

MANUTENÇÃO


TRECHOS DO CALÇADÃO DA PRAIA DE IRACEMA ESTÃO DESTRUÍDOS

1. Trechos do novo calçadão da Praia de Iracema já estão danificados. Nas proximidades do Estoril (foto), por exemplo, a parte do calçadão mais próximo à praia afundou, o que gera riscos de acidentes para quem passa pelo local. A situação ainda pode piorar, pois essa areia que fica por baixo do calçadão também foi perdida, deixando o piso sem sustentação. Outro problema detectado foi próximo à esquina da rua dos Tabajaras com a rua dos Cariris. Duas tampas da rede de drenagem estão danificadas. O local é ponto de passagem para quem vai em direção à Ponte dos Ingleses.

 

RESPOSTA. A Secretaria Executiva Regional (SER) II informa que os danos ao calçadão foram provocados pela última ressaca do mar. Em nota, o órgão registra que “será realizada uma reunião interna para decidir, o mais rápido possível, as ações a serem tomadas para recompor essa faixa da orla”. Em relação à rede de drenagem, a SER II afirma que os reparos nas tampas serão iniciados hoje.

 

EM ALTA


VALOR HISTÓRICO

A Praia de Iracema possui um grande valor patrimonial e afetivo para a cidade de Fortaleza

 

EM BAIXA

 

INSEGURANÇA

O bairro ainda sofre com carência de policiamento. Ainda não possui, por exemplo, viaturas do programa Ronda do Quarteirão. A região é atendida pelas viaturas do bairro
Meireles. 

 

RONDA

O Povo nos Bairros publica o telefone de contato dos policiais da Ronda do Quarteirão no bairro Praia de Iracema

3457 1020, 3457 1030 e 190

 

3 MIL

 

Habitantes
O bairro Praia de Iracema possui 3.130 moradores.

 

PRAIA DE IRACEMA

 

É a cara do meu bairro

Qual é a imagem que você acha a cara do seu bairro? Participe, envie sua foto para nós: opovonosbairros@opovo.com.br

Ponte dos Ingleses. Inaugurada em 1923, a ponte tinha o objetivo de servir como porto para Fortaleza. Hoje, ela se transformou num dos principais cartões-postais da cidade. É utilizada por turistas e fortalezenses para contemplar o pôr do sol. 


CENTRO


POSTE DANIFICADO AMEAÇA CAIR EM VIA MOVIMENTADA

2. O leitor Caetano Filho denuncia o péssimo estado de conservação de um poste localizado na esquina da avenida Tristão Gonçalves com a rua Senador Alencar. A base do equipamento está completamente danificada. Ele informa que o problema se arrasta há mais de um ano. O leitor diz que o equipamento é sustentado “por um poste ao lado, que o segura com os fios”. Caetano conclui o texto com uma preocupação: “Vejamos em qual cabeça ele vai cair”.


RESPOSTA. A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informa que o posto não oferecia risco de queda. Mesmo assim, ele foi trocado no final do mês de abril. 

 

Serviço

Companhia Energética do Ceará (Coelce)

Telefones: 0800 285 0196 e 0800 280 1887 (para deficientes auditivos). 


AQUIRAZ


FIOS DE TELEFONIA DESABAM NA PRAINHA

3. A leitora Yolita César reclama que, desde o mês de março, fios de telefonia na rua Tomaz de Aquino, localizada na Prainha (Aquiraz), caíram dos postes e estão sobre o calçamento da rua. Segundo ela, um dos postes foi desgastado pela maresia e puxou a fiação para baixo. Yolita informa que várias reclamações foram feitas, mas “até o momento nada foi feito”.

 

RESPOSTA. A operadora de telefonia OI informa que a empresa já corrigiu o problema citado pela leitora.


Fale com o Geimison

Envie reclamação sobre o seu bairro. Ela será publicada junto com a resposta do órgão responsável.

(De quarta a sexta, das 14h às 19 horas)

85 3255 6114 ou 3255 6118

FAX 85 3255 6139


Escreva para: opovonosbairros@opovo.com.br

(coloque seu nome e telefone)

av. Aguanambi, 282

Joaquim Távora

Cep: 60055-402

 

Multimídia: A coluna O POVO nos Bairros também possui versão em vídeo no O POVO Online


GEIMISON MAIA é repórter do Núcleo Cotidiano

Compartilhar
espaço do leitor
NEWTON SILVA 10/05/2013 15:11
Hoje a PI está abandonada. Como disse o Ciro, um puteiro a céu aberto.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Antonio Reis Martins 09/05/2013 17:02
Excelente o comentário. Apenas acho que faltou ser feita alusão ao antigo restaurante LIDO, e do tambem do antigo Bar do Getúlio, onde se reunia a elite boêmia de Fortaleza,os Borba, os Gazelly, e outras pessoas de familias importantes. Falta alusão tambem à José Aurilo Nepomuceno, o Mincharia.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo nos bairros

RSS

O povo nos bairros

Geimison Maia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-18_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO nos bairros

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima