O POVO Economia 19/03/2016

Cearense Isofarma é vendida para H. I. G. e Halex Istar

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16464, 'email': 'neilafontenele@opovo.com.br', 'nome': 'Neila Fontenele '})
Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br


Em meio ao caos político nacional, algumas negociações importantes estão acontecendo. No último dia 14, por exemplo, foi vendida a Isofarma, empresa química cearense, para o consórcio formado pelo fundo norte-americano H. I. G. e pela Halex Istar, empresa farmacêutica de Goiás.


A operação de venda foi divulgada esta semana e os valores não são confirmados devido a contrato de confidencialidade. Fala-se no mercado em R$ 87 milhões, mas o CEO da Halex Istar, Paulo Dante, diz que esse valor está “longe” do que foi negociado.


Em uma rápida entrevista à coluna, ele explica que estará no Ceará no início de abril. Será feita uma visita às instalações da empresa, que permanecerá no Eusébio, devendo ser mantido o seu corpo de funcionários.


A Isoforma foi fundada em 1997 e possui mais de mil empregados. A companhia produz medicamentos injetáveis e hospitalares, no local onde também funcionava a unidade de fabricação de soluções parenterais da antiga Endomed.


Atualmente a Isofarma é considerada a maior fabricante de soluções injetáveis parenterais de pequeno volume (SPPV) na América Latina e vinha se aventurando no mercado de grande porte.


Paulo Dante publicou comunicado esta semana informando sobre a aquisição da empresa cearense e ressaltando a complementaridade do trabalho das duas companhias. Ele diz que a Halex Istar e a Isofarma possuem perfis diferentes e complementares, sendo esta líder na produção de soluções injetáveis parenterais de grandes volumes, com mais de 60 anos de atividade. Com a aquisição da Isofarma, a empresa pretende ampliar o leque de produtos da companhia no mercado nacional.


PARCERIA


FUNDO NORTE-AMERICANO


O fundo norte-americano H.I.G., parceiro da Halex Istar na compra da Isofarma, terá uma participação minoritária na composição do negócio, mas possui uma presença forte no Brasil. Com escritório em várias cidades importantes dos Estados Unidos, ele é líder em private equity, com mais de US$ 19 bilhões de capital sob sua gestão. No Brasil, o fundo tem escritório no Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e Porto Alegre.


POLÍTICA 1


DÉJÀ-VU NO MERCADO


O mercado financeiro amanheceu ontem como se tivesse um déjà-vu. Continuou respirando o movimento do cabo de guerra entre governo e oposição, que ameaçam o fragilizado governo Dilma. Não ocorreram fatos que mudassem a trajetória de ganhos de quem aposta no impeachment da presidente, mas a presidente continua resistindo e tentando mostrar que conta com a força de parte do eleitorado.


A economia brasileira perdeu sua racionalidade. Tem se limitado ao jogo emocional que não contribui em nada para a melhora da situação do País, mas a semana termina com algumas lições: a primeira é de que o governo não pode menosprezar os protestos; a segunda é que os agentes econômicos precisam pensar que todo o País é prejudicado pela demora nessa briga insana por poder.


POLÍTICA 2


PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO PEQUENO


O Brasil não é o único país com a economia em crise. Pelas previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), a América Latina terá um crescimento lento este ano. No caso do Brasil, os problemas se agravam devido à fragilidade do governo e à dependência do comércio com a China, que também passa por dificuldades.


PAPICU


VALORIZAÇÃO DE 25%


Mesmo com a desaceleração do setor imobiliário, algumas áreas de Fortaleza continuam com boa valorização. O gerente comercial da Moura Dubeux, Fernando Bezerra, ontem, em entrevista ao O POVO Economia, destacou que os imóveis lançados no Papicu em 2013 apresentaram valorização de 25% até o mês passado. Ou seja: quem comprou fez bom negócio.


TECNOLOGIA


CABOS SUBMARINOS


Executivos da companhia Angola Cables, especializada na operação de cabos submarinos para transmissão de dados e voz, estarão em Fortaleza na próxima segunda-feira. André Martins, gerente comercial da empresa no Brasil, e Ana Felicissimo, assessora executiva, farão uma apresentação na Fiec sobre fatores críticos e tecnologias estratégicas dos mercados de tecnologia de informação e comunicação.


SEMESTRE


CENÁRIO ECONÔMICO


O professor Marcos Lisboa, presidente do Insper, fará palestra sobre o cenário econômico nacional na Faculdade Ari de Sá, durante aula magna de abertura do semestre. O evento será no próximo dia 30 deste mês, às 20 horas.


Voltaire diz que os céus nos deram duas coisas para compensar as inúmeras misérias da vida: a esperança e o sono. Ele poderia ter acrescentado o riso à lista”

Immanuel Kant (1724-1804), filósofo alemão

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia