[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Espanhóis na briga pelo mercado de infraestrutura - O POVO
O POVO Economia 28/08/2013

Espanhóis na briga pelo mercado de infraestrutura

Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br
Compartilhar


A empresa espanhola Acciona avisa que pretende brigar pelo mercado de construção de infraestrutura no Brasil e no Nordeste. A companhia já tem um século de atividades, está há 17 anos no Brasil e abriu, em novembro de 2012, um escritório em Fortaleza, onde funciona o Departamento Nordeste. Mesmo com os índices de crescimento reduzidos, o País oferece um mercado gigante em projetos considerados fundamentais na área de logística e de mobilidade, e isso tem atraído os investimentos da companhia.


No Ceará, a primeira disputa da Acciona é pela construção da Linha Leste do Metrofor, junto com a brasileira Centeco. A empresa apresentou o menor preço na primeira etapa da licitação (R$ 2.259.223.588,10). A segunda colocada foi a Andrade Gutierrez, junto com a Odebrecht e Serveng, com R$ 2.463.896.308,42. Entretanto, os espanhóis já perceberam que as disputas empresariais em projetos de governo normalmente acabam nas mãos da Justiça, com guerra de liminares.


As dificuldades dos processos de licitação têm impressionado a companhia, que está disposta a ampliar os seus investimentos. O diretor do Departamento Nordeste da empresa, o engenheiro Jose Alberto Royo Carazo, explica que a abertura do escritório em Fortaleza veio antes da participação da licitação do Metrofor. Ele explica que a capital cearense será a base da Acciona para todos os projetos no Nordeste.


COCÓ


VIADUTO PODE GERAR DESVALORIZAÇÃO


A escolha de projetos como a construção do viaduto da Avenida Engenheiro Santana Júnior possui impactos econômicos que devem ser mensurados e colocados no papel. É preciso deixar claro quem ganha e quem perde com cada proposta e o que é mais impactante em termos de retorno para a cidade.


Ontem, durante entrevista na Rádio O POVO CBN, o arquiteto Paulo Angelim, presidente da Câmara Setorial da Indústria Imobiliária do Ceará, mostrou que não é difícil fazer essa identificação.


No caso do viaduto da Avenida Engenheiro Santana Júnior, Angelim acredita que a área deve sofrer desvalorização, caso a construção seja viabilizada pela Prefeitura. Os percentuais de desvalorização, segundo ele, são estimados em torno de 20% para quem tem um imóvel na avenida ou nas microrregiões vizinhas.


A construção do viaduto tem sido bastante questionada por tocar numa área do Parque do Cocó, mas a discussão deve ser mais ampla e levada para outros projetos. A principal pergunta é se a cidade precisa desse tipo de equipamento e se não existem outras saídas melhores para o trânsito. Hoje, a partir das 8 horas, haverá um debate na Fiec sobre o assunto.


FORTALEZA


20,3% DOS JOVENS SEM EMPREGO


Os números do desemprego jovem nas principais capitais do Brasil são realmente preocupantes. Pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), existem 154 mil desempregados na Região Metropolitana, desses 79,5 mil possuem entre 15 a 24 anos.


Percentual de jovens sem emprego

(15 a 24 anos)


Cidade Percentual


Salvador 36,2%


Distrito Federal 27,7%


Recife 26,1%


São Paulo 24,2%


Fortaleza 20,3%


Porto Alegre 14,8%


Belo Horizonte 14,1%


Fonte: PED-DIEESE


CAMPANHA


CEARENSE NO PROFISSIONAL DO ANO


A campanha “Liberte seu Espírito”, feita pela agência Hermandad, que atende a empresa cearense Pena Surfwear, está entre os finalistas do 35º Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo. O resultado será apresentado hoje.


APOIO


INTEGRA BRASIL


A presidente do Centro Industrial do Ceará, Nicolle Barbosa, tem recebido o apoio de grandes companhias locais para a realização do Seminário Integra Brasil em várias capitais. A BSPAR Incorporações é uma delas e agora montou um stand de 36m², no Seminário do Integra Brasil, que será realizado até hoje, no Centro de Eventos do Ceará.


TURISMO


ESCARGOT NA TAÍBA


O município de São Gonçalo também quer fortalecer o turismo, principalmente em áreas como a praia da Taíba. Este ano, para o XIV Festival do Escargot & Frutos do Mar, estão sendo esperadas 9 mil pessoas. O evento começa dia 30 e vai até 1º. de setembro.


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir O POVO Economia na TV também através do portal tv.opovo.com.br/opovoeconomia.


Eu aprendi que os erros podem ser tão bons professores quanto o sucesso”

Jack Welch, executivo norte-americano

 

PARA LER

 

Ruídos Mentais – reflexão em pequenas doses

Autor: Luiz C. V. Martins.

 

Resumo: o livro reúne textos que tratam de questões como o amor, o trabalho, a moral, a rotina e outros assuntos pertinentes à existência humana. O autor mostra no trabalho uma essência poética e provocativa, instigando reflexões sobre os temas citados.

 

Editora: DVS

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-11-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia