[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] CDL e Uece farão Centro de Excelência - O POVO
O POVO Economia 26/04/2013

CDL e Uece farão Centro de Excelência

Compartilhar

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) fecharam uma aliança estratégica para montar o Centro de Excelência em Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional. O projeto funcionará no prédio da Faculdade de Administração, ao lado da entidade, na Rua 25 de Março e terá um investimento de R$ 6 milhões. A CDL arcará com metade dos recursos e o Estado com os outros 50%. O acordo foi detalhado na semana passada com o governador Cid Gomes.


O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro, explica que o Centro abrigará a Faculdade CDL com as turmas de graduação; a Uece, com mestrados e doutorados e mais dois laboratórios na área de tecnologia.


Honório Pinheiro, que é diretor da Faculdade CDL, destaca que a aliança é boa para o estado e para a entidade do comércio. A Faculdade CDL já tinha atingido o teto de 1.300 alunos e precisava manter sua trajetória de crescimento. Com o Centro de Excelência, a Faculdade poderá atingir a meta de três mil alunos. “Teremos a academia associada à prática com mestres e doutores”, acrescenta. O projeto acadêmico do Centro já está concluído.


Investimento


Distrito Industrial em Chorozinho


O município de Chorozinho, que fica a 60 km de Fortaleza, vai ganhar um distrito industrial. O projeto com investimento de R$ 12 milhões, oriundos dos cofres do governo através de emenda parlamentar, deve ocupar uma área de 400 hectares. O deputado federal Antonio Balhmann (PSB-CE), autor da emenda, afirma que o distrito industrial já tem investidores acertados nos setores metal-mecânico, de movelaria, confecções e empresas chinesas.


Pelo projeto, o polo industrial deve ser consolidado ao longo deste ano. Balhmann destaca que entre as empresas confirmadas para o empreendimento estão ALM Participações, Citrol Metal Mecânica, Bebetekite Confecção, Planeta Brinquedo, Celbra, Art Madeiras, Folha Seca Cosméticos e JR Castro Montadora de Máquinas (China).


Comitivas


Visitas ao Porto do Pecém


O secretário do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, tem uma série de visitas agendadas ao Centro Industrial do Porto do Pecém (CIPP).


Na última terça-feira, um grupo de magistrados e servidores do TRT 7ª região esteve no local. Hoje será a vez de representantes da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) que conhecerão as potencialidades do Porto, além da estrutura que está sendo montada pela Companhia Siderúrgica do Pecém e pela ZPE Ceará. No dia oito de maio, o secretário apresentará a área do CIPP ao presidente do BNB, Ary Joel, e a uma comitiva formada por superintendentes e diretores do banco.


Leilão de milho


Distribuição em duas etapas


A Conab realiza hoje o leilão para a compra de 103 mil toneladas de milho e tenta recuperar o tempo perdido depois da ausência de participantes no pregão do dia 17. O diretor de Abastecimento do órgão, Marcelo Melo, também conversou com parlamentares sobre a distribuição do milho doado aos agricultores do Ceará; o Estado vai receber duas remessas de 30 mil toneladas do produto.


O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) informa que pediu prioridade para os municípios de Sobral, Itapipoca, Quixadá, Canindé, Morada Nova, Russas, Jaguaribe e Santa Quitéria, onde a companhia tem armazéns para a estocagem e a situação do rebanho é bem grave.


Tamanho grande


Bazar La Boutique


O Bazar La Boutique, que começou ontem no Centro de Eventos, selecionou várias marcas que trabalham com tamanhos especiais. Entre elas, está a cearense GK, que promete apresentar quase duas mil peças. Atualmente, o Brasil registra um crescimento no número de marcas plus size e de grandes redes que investem no gênero.


Rádio


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Tecnosfera” com o jornalista Michel Victor Queiroz.


Biografia


Ivens Dias Branco


O empresário Ivens Dias Branco terá sua história retratada em livro. A biografia, escrita pelo jornalista Sérgio Vilas-Boas, será lançada no dia 1º. de maio, no Centro de Eventos. O título do livro é: “Ivens Dias Branco: simples, criativo, prático”.


PARA LER


As 50 Melhores Ideias de Negócios dos Últimos 50 Anos


Autor: Ian Wallis


Resumo: o jornalista Ian Wallis, especializado no mundo dos negócios e editor da revista “Growing Business”, selecionou a história por trás de produtos, pessoas e empresas que inovaram o cotidiano e as relações econômicas e sociais. Trata-se de um almanaque que narra as mudanças dos últimos 50 anos.


Editora: Best Business


“Dêem-me erros frutíferos, cheios de sementes, rebentando com as suas próprias correções. Podem guardar a vossa verdade estéril para vós mesmos”


Vilfredo Pareto (1848-1923), economista e sociólogo italiano

 

> TAGS: neila
Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia