É o bicho! 30/07/2016

Como vão os dentes do seu pet?

Os cuidados com a higiene bucal é um dos segredos para a saúde do animal
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18928, 'email': 'lannaroriz@opovo.com.br ', 'nome': 'Lanna Roriz'})
Lanna Roriz lannaroriz@opovo.com.br

Doença periodontal não é problema só nosso. É comum a falta de higienização dos dentes de cães e, assim, ela aparece e pode causar sofrimento para seu pet. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), oito a cada dez cães apresentam infecções na gengiva e, de acordo com a American Veterinary Dental Society (AVDS), cerca de 80% dos pets precisam de tratamentos dentários após os quatro anos de idade. De acordo com a veterinária da Virbac do Brasil, Fabiana Zerbini, normalmente, o que causa a falta da correta higienização oral dos pets é falta de tempo dos donos. Por isso, as empresas têm se empenhado em desenvolver produtos de uso prático e com eficácia para resolver o problema.

DICAS
• O movimento é praticamente igual ao que acontece conosco. Por conta das bactérias formadoras do tártaro, os animais apresentam mau hálito, doença periodontal e podem até perder os dentes. Além disso, o tártaro, em contato com a gengiva, pode provocar inflamações e sangramentos. As bactérias da boca caem na corrente sanguínea, podendo causar doenças em outros órgãos, como rins, coração, fígado e pulmões.
 

• Para garantir a saúde dentária do seu pet, a melhor opção é conversar com um veterinário. Mas há dicas que podem ser seguidas. O cão precisa se acostumar com a escovação. Portanto, o dono tem que ter paciência e deve falar palavras de incentivo, dar carinho e agrados. Também pode brincar com ele e levá-lo para passear depois de uma escovação realizada com sucesso.
 

• O início dessas práticas pode ser a partir dos dois meses.
 

• Outra dica preciosa é que o ideal é usar uma escova apropriada ou uma dedeira, além de pasta específica.
 

• A escovação deve ser feita todos os dias, mas, caso isso não seja possível, é indicada pelo menos três vezes por semana. E, para suprir a falta nos outros dias, pode-se utilizar outras formas de limpeza dental. Existem no mercado produtos como tiras e comprimidos mastigáveis que eliminam o mau hálito e ajudam no controle da placa. Os donos também podem optar por enxaguantes bucais, que podem ser diluídos e adicionados à água dos cães.
 

- A última dica é atentar para a alimentação, pois ela é crucial nesse processo. Alimente-o somente com rações de qualidade e ofereça brinquedos que ajudam a limpar os dentes, como os ossinhos e bolinhas de borracha (fonte: Virbac). 

 

PET TV
 

FOTO REPRODUÇÃO/REVISTAMEUPET.COM.BR
Programação 24 horas online e digital. Parece produto para pessoas que adoram TV ou cinema, não é? Mas se trata do primeiro canal de televisão do País com conteúdo voltado para cães e gatos. Segundo os organizadores, vídeo e áudio foram desenvolvidos com bases científicas para atender esses animais. De acordo com a EaseTV, a programação foi pensada para amenizar a falta dos donos quando os pets ficam sozinhos, a chamada “separação temporária”, que deixa muitos bichinhos estressados e até deprimidos. Eu mesma conheço histórias de cachorros que não param de uivar ou latir quando o dono sai de casa. Aí, além da preocupação com o bem estar do animal, tem o risco de vizinhos se incomodarem. O serviço pode ser adquirido por um mês gratuitamente. Mais informações: http://www.easetv.com.br/
 

CASAMENTO E AJUDA AOS ANIMAIS
Comprando o ingresso do 14º Encontro de Noivas Lisas, cujas vendas aconteceram nos meses de junho e neste, as participantes adquirem o ingresso do bem. Desta forma, as novas recebem um número válido para sorteios de brindes, que acontecerão próximo dia 5 de agosto, com a temática casamento. O diferencial da campanha é que o ingresso do bem custa R$ 10,00 mais alguma doação para o Abrigo São Lázaro, que pode ser ração, shampoo, remédios veterinários e outros produtos. Existem pontos específicos para a compra dos ingressos e entrega de doações. Esse é o último fim de semana para participar. Mais informações: www.noivaslisas.com.br. O São Lázaro acolhe animais abandonados ou que vivem nas ruas, oferece abrigo, alimentação e tratamentos e procura um lar para adoção. Para saber mais sobre o São Lázaro: https://www.facebook.com/saolazaro/ 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho