[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sorriso saudável | O POVO
É o bicho! 25/08/2012

Sorriso saudável

Manter a saúde bucal dos pets evita problemas em vários órgãos
Compartilhar

Para nós seres humanos, o sorriso é o cartão de visitas. Para os pets, além da estética, a higiene bucal correta é a melhor forma de prevenir doenças: “Geralmente, o quadro tem início com uma gengivite e, eventualmente, os ossos são afetados levando à perda do dente em alguns casos. Estas bactérias podem, inclusive, causar problemas em outros órgãos como coração, rins e fígado. Estas doenças afetam principalmente os cachorros de pequeno porte e caracterizam-se pelo acúmulo de placa bacteriana por falta de escovação”, explica Leonel Rocha, veterinário da clínica paulista Dental Pet Brasil.

 

A médica veterinária Miriam Marinho alerta que os cuidados com a higiene bucal dos pets devem começar bem cedo: “A primeira consulta com o profissional da área odontológica deve ser feita aos cinco meses de idade, logo após terminarem as vacinas antivirais. E quanto mais idoso o animal, maior deve ser o cuidado com os dentes. Já fizemos profilaxia dentária em cães com 19 anos e até em orangotango”, diz a proprietária da clínica veterinária Odontopetvet.


Mas atenção! Se você nunca atentou para os dentes do seu animalzinho, não deve de uma vez começar a escovar seu pet. Segundo a veterinária, o animalzinho tem de ser condicionado, no caso de ele nunca passou por este processo. Os produtos de uso humano, como escovas e creme dental, também não podem ser usados o mercado dispõe de laboratórios específicos para a higiene bucal dos animais.


CURIOSIDADES

QUANTIDADE DE DENTES?


CÃES

filhotes 28 adulto 42.

 

GATOS

filhotes 26 adultos 30.

 

CAVALOS

36 a 44 dentes adulto

 

BOVINOS

36 dentes adulto  

Serviço

 

Pfizer Saúde Animal:

www.pfizersaudeanimal.com.br ou 0800 011 19 19. Atendimento ao consumidor

 

Clinica veterinária Odontopetvet.

Onde: Av Santos Dumont,

5500 L.02.

Telefones: Fone: (85) 3065.7522.

 

Meu Bicho é Show

Manu Figueiredo e seu Scott, Figueiredo

 

Dica animal

 

COMO FAZER A ESCOVAÇÃO EM CÃES E GATOS


1. Cães e gatos trocam o último dente de leite por volta dos seis meses. Mesmo assim, o ideal é iniciar a escovação já no filhote, para acostumá-lo, e sem brigar com o animal.

 

2. Para os felinos, a dica é escolher uma pasta de dentes saborosa para o paladar felino e usar como petisco antes de começar a escovação.

 

3. Tente começar como uma brincadeira: escove o focinho, as orelhas e o queixo, mas não coloque ainda a escova na boca do pet.

Mirela Costa
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-02-17_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho